(5) Da suficiência das Santas Escrituras
As Santas Escrituras contêm tudo que é necessário
para a salvação, de maneira que o que nelas
não se encontre nem por elas se possa provar
não se deve exigir de pessoa alguma para
ser crido como artigo de fé, nem se deve julgar
necessário para a salvação. Entende-se por Santas
Escrituras os livros canônicos do Antigo e do
Novo Testamentos, de cuja autoridade nunca se
duvidou na Igreja,...
2 Tm 3.16 = Toda a ESCRITURA é inspirada por Deus
2 Tm 3.15 = as Sagradas Letras podem te tornar sábio para a salvação
2 Tm 3.17 = as Escrituras nos habilitam para toda boa obra
2 Pd 1.20-21 = a Escritura não é da vontade humana, mas da parte de Deus
Para os metodistas, a Bíblia contém tudo o que precisamos saber para sermos salvos e vivermos uma vida de santidade de acordo com a vontade de Deus. ( Manual do Discipulado-pg 51)
(6) Do Antigo Testamento
O Antigo Testamento não está em contradição
com o Novo, pois, tanto no Antigo como no Novo
Testamentos, a vida eterna é oferecida à humanidade
por Cristo, que é o único mediador entre
Deus e o homem, sendo Ele mesmo Deus e Homem;
portanto, não se deve dar ouvidos àqueles
que dizem que os patriarcas tinham em vista somente
promessas transitórias. Embora a lei dada
por Deus a Moisés, quanto às cerimônias e ritos,
não se aplique aos cristãos, nem tampouco os seus
preceitos civis devam ser necessariamente aceitos
por qualquer governo, nenhum cristão está isento
de obedecer aos mandamentos chamados morais.
"O AT deve ser interpretado em direção a Cristo e o NT deve ser entendido como continuidade do anúncio dos atos salvíficos de Deus. O que nos ajuda a entender o texto como um todo, e não de maneira parcial. - See more at: http://www.metodista.org.br/sola-scriptura#sthash.f0kFXAZs.dpuf"
A importância do AT - Rm 15.4 ; I Co 10.11
O AT anuncia Jesus - Gn 12 - Gl 3.6 ; Is 7.10-16; Is 11.1,2; Lc 24.25-27
A Lei conduziu à Cristo - Gl 3.23-29
Cristo é o cumprimento da Lei - Mt 5.17-18
Não estamos mais debaixo da Lei e sim debaixo da graça, vivemos pela fé em Cristo e não mais na prática de ritos e cerimoniais vividos pelos hebreus quando andavam na Lei.
(7) Do pecado original
O pecado original não está em imitar Adão,
como erradamente dizem os Pelagianos, mas é
a corrupção da natureza de todo descendente de
Adão, pela qual o homem está muito longe da
retidão original e é de sua própria natureza inclinado
ao mal, e isso continuamente.
(Pelagianos = Termo derivado de um monge que viveu no século IV e V, Pelágio de Bretanha. Este afirmava e defendia que o pecado de Adão atingiu somente a ele, não afetando a humanidade, e o considerava apena um mau exemplo, como também Cristo apenas dera um bom exemplo. Dizia ainda que não havia a necessidade da Graça divina para a salvação, sendo esta uma opção de cada ser humano, capaz de escolher por si só se deseja ser salvo ou não, sem intervenção divina)
Cremos, de acordo com as Escrituras que Deus manifestou a sua graça e seu amor, vindo ao encontro de homem, por meio de Jesus Cristo para sua salvação.
-Graça preveniente (Graça preventiva)
(Preveniente = que chega antes, que precede)
= É a graça (favor de Deus) que atua no coração do ser humano, recuperando-lhe a possibilidade de responder positiva ou negativamente ao apelos que o próprio Deus lhe faz. .
(Preveniente = que chega antes, que precede)
= É a graça (favor de Deus) que atua no coração do ser humano, recuperando-lhe a possibilidade de responder positiva ou negativamente ao apelos que o próprio Deus lhe faz. .
A graça de Deus dá ao ser humano a opção de aceitar essa mesma graça.(Rm 6.1-4) A decisão finalmente é da pessoa. A graça de Deus em Cristo nos predispõe para a sua aceitação e consequente condição de escolha do bem para nós e para os outros. Temos o livre arbítrio, isto é, a liberdade de escolher entre aceitar essa graça e vivermos novamente em comunhão com o Criador ou rejeita-la, e sermos separados d'Ele com todas as suas consequências.
(Manual do discipulado - Bispo Paulo Lockmann)
Rm 5.12-19 = Por meio de um só, entrou o pecado no mundo e passou a toda a humanidade, e por meio de um só: Jesus, a graça alcançou a toda a humanidade, trazendo justificação para todo aquele que crer em Jesus.
I Co 15.21,22 = A morte veio por um homem: Adão, mas em Cristo, todos são vivificados.
Rm 5.8-10 = Jesus morreu por nós, sendo nós ainda pecadores
(Mais textos sobre a Graça preveniente)
http://3re.metodista.org.br/conteudo.xhtml?c=55
Ap 3.20
Eis que estou a porta e bato (Graça Preveniente)
Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a sua porta, entrarei em sua casa (Graça Justificadora)
E cearei com e ele e ele comigo (Graça santificadora)
Lc 15 ( Parábola do Filho pródigo)
O filho lembra do pai e sua casa, o pai a procura do filho (Graça Preveniente)
O filho volta, encontra o pai e arrependido pede perdão e é perdoado (Graça Justificadora)
O filho é levado de volta para casa (Santificação)
Outros textos:Rm 2,4; At 16.14; Jo 12.32;
Ap 3.20
Eis que estou a porta e bato (Graça Preveniente)
Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a sua porta, entrarei em sua casa (Graça Justificadora)
E cearei com e ele e ele comigo (Graça santificadora)
Lc 15 ( Parábola do Filho pródigo)
O filho lembra do pai e sua casa, o pai a procura do filho (Graça Preveniente)
O filho volta, encontra o pai e arrependido pede perdão e é perdoado (Graça Justificadora)
O filho é levado de volta para casa (Santificação)
Outros textos:Rm 2,4; At 16.14; Jo 12.32;
(8) Do livre arbítrio
A condição do homem, depois da queda de
Adão, é tal que ele não pode converter-se e preparar-se,
pelo seu próprio poder e obras, para a
fé e invocação de Deus; portanto, não temos forças para fazer boas obras agradáveis e aceitáveis
a Deus sem a Sua graça por Cristo, predispondo-nos
para que tenhamos boa vontade e operando
em nós quando temos essa boa vontade.
Rm 3.23,24 = Todos pecaram e foram separados de Deus, mas por Sua graça, são justificados em Cristo Jesus.
Rm 5.1,2 = Essa justificação acontece pela fé em Cristo Jesus, e apenas por meio dela temos acesso a essa graça.
João 3.16 = Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o seu filho, para que TODO AQUELE QUE NELE CRER, tenha a vida eterna e não morra.
Rm 5.8,10 = Deus provou o seu amor, pelo fato de Cristo ter morrido por nós, sendo ainda pecadores.
Rm 5,18 = Pela ofensa de um só, a condenação veio sobre TODOS os homens, mas pela justiça de um só, venho a graça sobre TODOS os homens.
Ef 1,4-13 = Deus nos predestinou para sermos santos e irrepreensíveis, em amor, ou seja, antes de criar o mundo, Deus já tinha um propósito para a humanidade.
Ef 2.8,9 = Somos salvos pela graça, isso não vem de nós, é dádiva de Deus.
Rm 10.9 = Se crermos e confessarmos, seremos salvos.
João 3.18 = quem crer, não é julgado, quem não crer já está julgado
João 5.24 = quem crer, tem a vida eterna
João 1.12 = Todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem Filhos de Deus, aos que creem no seu nome.
Cremos na Salvação oferecida a TODA humanidade por meio do sacrifício de Cristo Jesus.
Cremos na Justificação de TODO aquele que crê em Jesus como seu único e suficiente Salvador.
Cremos na Regeneração de TODO aquele que arrependido de seus pecados se volta para Deus.
Cremos que pela fé, somos salvos, justificados e regenerados.
A obra de salvação é de Deus, nós não temos mérito, e nenhuma obra pode conquista-la.
Cremos na Graça preveniente que opera no ser humano, chamando-o para voltar-se para Deus.
Texto no site Metodista sobre Livre-arbítrio
http://3re.metodista.org.br/conteudo.xhtml?c=56
Obs.:
O Calvinismo baseia a sua doutrina da predestinação na perspectiva de que Deus predestina previa e absolutamente a humanidade, escolhendo entre os homens aqueles que irão salvar-se e aqueles que vão ser condenados. Esta doutrina tira do Homem qualquer possibilidade de rejeitar ou aceitar livremente a graça divina.
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DOUTRINAS METODISTAS
http://3re.metodista.org.br/conteudo.xhtml?c=9518
PREDESTINAÇÃO E LIVRE ARBÍTRIO
http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/Predestinacao-AbramsIII.htm
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