Das Doutrinas
Art. 2° - Doutrinas e costumes são os
princípios e normas pelos quais a Igreja Metodista se orienta, e são os mesmos
aceitos pelo Metodismo Universal, fundamentados nas Sagradas Escrituras do
Antigo e do Novo Testamentos, única regra de fé e prática dos cristãos.
§ 1° -
A tradição doutrinária metodista orienta-se pelo Credo Apostólico, pelos Vinte
e Cinco Artigos de Religião do Metodismo histórico e pelos Sermões de João
Wesley e suas Notas sobre o Novo Testamento.
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ARTIGOS DE RELIGIÃO
O
primeiro bloco são os artigos de 1 a 4.
1 -
Da fé na SantaTrindade
Há um
só Deus vivo e verdadeiro, eterno, sem corpo nem partes; de poder, sabedoria e
bondade infinitos; Criador e conservador de todas as coisas visíveis e
invisíveis. Na unidade desta Divindade, há três pessoas da mesma substância,
poder e eternidade – Pai, Filho e Espírito Santo.
2 -
Do Verbo ou Filho de Deus que se fez verdadeiro Homem
O
Filho, que é o verbo do Pai, verdadeiro e eterno Deus, da mesma substância do
Pai, tomou a natureza humana no ventre da bendita Virgem, de maneira que duas
naturezas inteiras e perfeitas, a saber, a divindade e a humanidade, se uniram
em uma só pessoa para jamais se
separarem, a qual pessoa é Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, que
realmente sofreu, foi crucificado, morto e sepultado, para nos reconciliar com
seu Pai e para ser um sacrifício não somente pelo pecado original, mas, também,
pelos pecados atuais dos homens.
3 -
Da ressurreição de Cristo
Cristo,
na verdade, ressuscitou dentre os mortos tomando outra vez o seu corpo com
todas as coisas necessárias a uma perfeita natureza humana, com as quais subiu
ao Céu e lá está até que volte a julgar os homens no último dia.
4 -
Do Espírito Santo
O
Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho, é da mesma substância, majestade
e glória . com o Pai e com o Filho, verdadeiro e eterno Deus.
Os
Artigos de 1 a 4 tratam da resposta que a Igreja cristã deu à grande pergunta:
Quem é Jesus Cristo? Na realidade, essa pergunta tem duas ramificações
principais: 1) Quem é Jesus em relação Deus Pai? e 2) Quem é Jesus em si mesmo?
A primeira pergunta tem a ver com a Santíssima Trindade; a ela, a Igreja, nos
primeiros dois Concílios Ecumênicos, respectivamente em Nicéia (325) e em
Constantinopla (381), respondeu: "Jesus Cristo é plenamente Deus, a
segunda pessoa da Trindade" (ao lado do Pai e do Espírito Santo). A
segunda, a Igreja afirmou sua crença na encarnação, a saber, que Jesus é uma só
pessoa que possui duas naturezas completas, a humana e a divina. A solução
definitiva a essa questão só se obteve no quarto Concílio Ecumênico, o de
Calcedônia (ano 451). Portanto, os Artigos de 1 a 3 colocam os metodistas na
tradição do cristianismo histórico, o que inclui não apenas as Igrejas
Protestantes, mas também a Igreja Ortodoxa e a Católica Romana. O Artigo n° 4
se relaciona à doutrina da Trindade, e lembra a controvérsia no Concílio de
Constantinopla onde se defendeu não apenas a plena divindade do Espírito Santo
como também o Espírito Santo como pessoa (aliás, muitos falam ainda hoje como
se o Espírito Santo fosse apenas uma “força” ou “poder” impessoal). Mas o
Artigo ainda se refere a um momento na história do pensamento cristão quando
Santo Agostinho, grande teólogo do Ocidente, manifestava temor com a tendência
Oriental, desde Orígenes, de subordinar hierarquicamente o Filho ao Pai. Para
contrabalançar essa tendência, Agostinho insistia que o Espírito Santo procedia
igualmente ao Pai e ao Filho. Séculos mais tarde, quando a Igreja já havia
assumido um determinado modo de ser compatível com as respectivas culturas do
Oeste (Roma) e Leste (Constantinopla), foi esse ponto doutrinário (ou seja, a
questão da procedência do Espírito Santo) que foi a “gota” que transbordou,
resultando na triste ruptura entre o Cristianismo Ocidental e Oriental, em
1554, ou seja, entre a Igreja Católica Romana e a Igreja Ortodoxa. O Artigo 4,
portanto, nos coloca, é claro, com o Cristianismo Ocidental e não com o
Oriental (e como vamos ver logo, o pensamento de Agostinho vai se tornar um
elemento muito importante em nossa herança doutrinária, mormente na
controvérsia pelagiana e no pensamento dos grandes Reformadores do Século XVI).
Prof. Duncan Alexander Reily
http://metodistavilaisabel.org.br/docs/FUNDAMENTOS_DOUTRINARIOS_DO_METODISMO.pdf
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(1)
Da fé na Santa Trindade
Há um
só Deus vivo e verdadeiro, eterno, sem corpo nem partes; de poder, sabedoria e
bondade infinitos; criador e conservador de todas as coisas visíveis e
invisíveis. Na unidade dessa divindade, há três pessoas da mesma substância,
poder e eternidade – Pai, Filho e Espírito Santo.
Foi da
vontade de Deus, motivada por sua natureza (Deus é amor – I Jo 4.8), revelar-se
à humanidade, vindo ao encontro do ser humano, ainda que pecador, para
resgata-lo e torna-lo participante da natureza divina.
Foi da
vontade de Deus revelar-se em Jesus, sobre o qual nos é dito:
João
1.1 (No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus)
João
1.3 (Todas as coisas foram feitas por meio dele e sem ele, nada do que foi
feito se fez)
João
1.14 (E o verbo se fez carne e habitou entre nós...)
João
1.18 (...o Deus unigênito (Jesus), que está no seio do Pai, é quem o revelou)
A
Revelação de Deus é trinitária: Deus pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
JESUS
é DEUS:
“Porquanto
nele (Cristo) habita corporalmente toda a plenitude da Divindade” (Cl 2.9)
“Eu e Pai somos um” (Jo 10.30)
“Mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre...” (Hb 1.8)
“... estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1Jo 5.20)
“Eu e Pai somos um” (Jo 10.30)
“Mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre...” (Hb 1.8)
“... estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1Jo 5.20)
O
SENHOR É O ESPÍRITO = II Co 3.17
At 5.3,4 -
Ananias mentiu ao Espírito Santo, mentiu a Deus
A
TRINDADE NO AT
Gn 1.1
= No princípio criou Deus ( Elohim = deuses)
Gn
1.26 = Façamos...
Gn
3.22 = Eis que o homem é como um de nós...
Parte
do texto do Pr Ronan Boechat (RJ)
João Wesley, pastor fundador da Igreja Metodista,
teólogo e um dos grandes avivalistas do século XVIII, dizia sobre a Trindade:
"Há três que dão testemunho no céu; e esses três são um ( I Jo 5.7); creio
também neste fato... Que Deus é três em um. O modo pelo qual ele é três e ao
mesmo tempo um, não compreendo... mas nesse modo está o mistério de Deus".
E também: "Não seria um absurdo negar o fato porque não entendo o
modo?".
Pr Ronan Boechat (I.Metodista – Rio de Janeiro)
www.metodista.org.br/trindade
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(
TEXTO SOBRE A DOUTRINA DA TRINDADE)
Algumas seitas argumentam
que a doutrina da Trindade não aparece em nenhum lugar das Escrituras. Isso é
um grande engano. A doutrina da Trindade está na Bíblia, ainda que o termo
“Trindade” não esteja. Essa doutrina pode ser resumida em cinco verdades, todas
elas ensinadas nas Escrituras:
Primeiro, há um só Deus: “Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além
de mim não há Deus [...] Há outro Deus além de mim? Não, não há outra Rocha que
eu conheça” (Is 44.6,8).
Segundo, o Pai é Deus: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o
único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3). Jesus não
diz que “somente” o Pai é o Deus verdadeiro, o que faria um contraste entre o
Pai e o Filho, mas sim que o Pai é o “único” Deus verdadeiro, o que contrasta o
Pai com os deuses falsos.
Terceiro, o Filho é Deus: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com
Deus, e o Verbo era Deus” (Jo 1.1). Depois da Sua ressurreição, Tomé diz a
Jesus: “Senhor meu e Deus meu!” (Jo 20.28). Por isso, em Rm 10.13, Paulo pode
aplicar a Jesus a passagem de Jl 2.32, que se refere a Deus: “E acontecerá que
todo aquele que invocar o nome do SENHOR [Jeová ou Javé] será salvo”.
Quarto, o Espírito Santo é Deus. Mentir a Ele é o mesmo que
mentir a Deus (At 5.3,4), ser habitado por Ele é o mesmo que ser habitado por
Deus (1Co 3.16,17; Ef 2.22) e Ele perscruta as profundezas de Deus, de modo que
só Ele conhece as coisas de Deus (1Co 2.10,11).
Quinto, Pai, Filho e Espírito Santo são pessoas distintas: “Batizado Jesus, saiu logo
da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo
como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu
Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3.16,17). Que o Espírito Santo é uma
pessoa fica evidente do fato de que Ele tem características pessoais, pois Ele
fala (Mt 10.20), ensina (Jo 14.26), intercede (Rm 8.26,27) e se entristece (Ef
4.30).
Portanto, a doutrina da Trindade é bíblica e precisa ser
confessada por todos aqueles que são batizados em nome do Pai, e do Filho, e do
Espírito Santo (Mt 28.19). Há um só Deus que é três pessoas distintas, o Pai, o
Filho e o Espírito Santo, cada uma das quais é Deus.
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"Diga-me
como pode haver três velas neste recinto e apenas uma luz e então eu lhe
explicarei a Trindade." John Wesley
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