DOUTRINAS METODISTAS 1 - Trindade

Das Doutrinas

 Art. 2° - Doutrinas e costumes são os princípios e normas pelos quais a Igreja Metodista se orienta, e são os mesmos aceitos pelo Metodismo Universal, fundamentados nas Sagradas Escrituras do Antigo e do Novo Testamentos, única regra de fé e prática dos cristãos.
§ 1° - A tradição doutrinária metodista orienta-se pelo Credo Apostólico, pelos Vinte e Cinco Artigos de Religião do Metodismo histórico e pelos Sermões de João Wesley e suas Notas sobre o Novo Testamento.

25 ARTIGOS DE RELIGIÃO

O primeiro bloco são os artigos de 1 a 4.

1 - Da fé na SantaTrindade
Há um só Deus vivo e verdadeiro, eterno, sem corpo nem partes; de poder, sabedoria e bondade infinitos; Criador e conservador de todas as coisas visíveis e invisíveis. Na unidade desta Divindade, há três pessoas da mesma substância, poder e eternidade – Pai, Filho e Espírito Santo.

2 - Do Verbo ou Filho de Deus que se fez verdadeiro Homem
O Filho, que é o verbo do Pai, verdadeiro e eterno Deus, da mesma substância do Pai, tomou a natureza humana no ventre da bendita Virgem, de maneira que duas naturezas inteiras e perfeitas, a saber, a divindade e a humanidade, se uniram em uma só pessoa para  jamais se separarem, a qual pessoa é Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, que realmente sofreu, foi crucificado, morto e sepultado, para nos reconciliar com seu Pai e para ser um sacrifício não somente pelo pecado original, mas, também, pelos pecados atuais dos homens.

3 - Da ressurreição de Cristo
Cristo, na verdade, ressuscitou dentre os mortos tomando outra vez o seu corpo com todas as coisas necessárias a uma perfeita natureza humana, com as quais subiu ao Céu e lá está até que volte a julgar os homens no último dia.

4 - Do Espírito Santo
O Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho, é da mesma substância, majestade e glória . com o Pai e com o Filho, verdadeiro e eterno Deus.

Os Artigos de 1 a 4 tratam da resposta que a Igreja cristã deu à grande pergunta: Quem é Jesus Cristo? Na realidade, essa pergunta tem duas ramificações principais: 1) Quem é Jesus em relação Deus Pai? e 2) Quem é Jesus em si mesmo? A primeira pergunta tem a ver com a Santíssima Trindade; a ela, a Igreja, nos primeiros dois Concílios Ecumênicos, respectivamente em Nicéia (325) e em Constantinopla (381), respondeu: "Jesus Cristo é plenamente Deus, a segunda pessoa da Trindade" (ao lado do Pai e do Espírito Santo). A segunda, a Igreja afirmou sua crença na encarnação, a saber, que Jesus é uma só pessoa que possui duas naturezas completas, a humana e a divina. A solução definitiva a essa questão só se obteve no quarto Concílio Ecumênico, o de Calcedônia (ano 451). Portanto, os Artigos de 1 a 3 colocam os metodistas na tradição do cristianismo histórico, o que inclui não apenas as Igrejas Protestantes, mas também a Igreja Ortodoxa e a Católica Romana. O Artigo n° 4 se relaciona à doutrina da Trindade, e lembra a controvérsia no Concílio de Constantinopla onde se defendeu não apenas a plena divindade do Espírito Santo como também o Espírito Santo como pessoa (aliás, muitos falam ainda hoje como se o Espírito Santo fosse apenas uma “força” ou “poder” impessoal). Mas o Artigo ainda se refere a um momento na história do pensamento cristão quando Santo Agostinho, grande teólogo do Ocidente, manifestava temor com a tendência Oriental, desde Orígenes, de subordinar hierarquicamente o Filho ao Pai. Para contrabalançar essa tendência, Agostinho insistia que o Espírito Santo procedia igualmente ao Pai e ao Filho. Séculos mais tarde, quando a Igreja já havia assumido um determinado modo de ser compatível com as respectivas culturas do Oeste (Roma) e Leste (Constantinopla), foi esse ponto doutrinário (ou seja, a questão da procedência do Espírito Santo) que foi a “gota” que transbordou, resultando na triste ruptura entre o Cristianismo Ocidental e Oriental, em 1554, ou seja, entre a Igreja Católica Romana e a Igreja Ortodoxa. O Artigo 4, portanto, nos coloca, é claro, com o Cristianismo Ocidental e não com o Oriental (e como vamos ver logo, o pensamento de Agostinho vai se tornar um elemento muito importante em nossa herança doutrinária, mormente na controvérsia pelagiana e no pensamento dos grandes Reformadores do Século XVI).

Prof.  Duncan Alexander Reily

http://metodistavilaisabel.org.br/docs/FUNDAMENTOS_DOUTRINARIOS_DO_METODISMO.pdf
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(1)               Da fé na Santa Trindade
Há um só Deus vivo e verdadeiro, eterno, sem corpo nem partes; de poder, sabedoria e bondade infinitos; criador e conservador de todas as coisas visíveis e invisíveis. Na unidade dessa divindade, há três pessoas da mesma substância, poder e eternidade – Pai, Filho e Espírito Santo.

Foi da vontade de Deus, motivada por sua natureza (Deus é amor – I Jo 4.8), revelar-se à humanidade, vindo ao encontro do ser humano, ainda que pecador, para resgata-lo e torna-lo participante da natureza divina.
Foi da vontade de Deus revelar-se em Jesus, sobre o qual nos é dito:
João 1.1 (No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus)
João 1.3 (Todas as coisas foram feitas por meio dele e sem ele, nada do que foi feito se fez)
João 1.14 (E o verbo se fez carne e habitou entre nós...)
João 1.18 (...o Deus unigênito (Jesus), que está no seio do Pai, é quem o revelou)

A Revelação de Deus é trinitária: Deus pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

JESUS é DEUS:
“Porquanto nele (Cristo) habita corporalmente toda a plenitude da Divindade” (Cl 2.9)
“Eu e  Pai somos um” (Jo 10.30)
“Mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre...” (Hb 1.8)
“... estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1Jo 5.20)


O SENHOR É O ESPÍRITO   =  II Co 3.17
At  5.3,4 -  Ananias mentiu ao Espírito Santo, mentiu a Deus


A TRINDADE NO AT
Gn 1.1 = No princípio criou Deus ( Elohim = deuses)
Gn 1.26 = Façamos...
Gn 3.22 = Eis que o homem é como um de nós...


Parte do texto do Pr Ronan Boechat (RJ)
 João Wesley, pastor fundador da Igreja Metodista, teólogo e um dos grandes avivalistas do século XVIII, dizia sobre a Trindade: "Há três que dão testemunho no céu; e esses três são um ( I Jo 5.7); creio também neste fato... Que Deus é três em um. O modo pelo qual ele é três e ao mesmo tempo um, não compreendo... mas nesse modo está o mistério de Deus". E também: "Não seria um absurdo negar o fato porque não entendo o modo?".

Pr Ronan Boechat (I.Metodista – Rio de Janeiro)
www.metodista.org.br/trindade

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( TEXTO SOBRE A DOUTRINA DA TRINDADE)

Algumas seitas argumentam que a doutrina da Trindade não aparece em nenhum lugar das Escrituras. Isso é um grande engano. A doutrina da Trindade está na Bíblia, ainda que o termo “Trindade” não esteja. Essa doutrina pode ser resumida em cinco verdades, todas elas ensinadas nas Escrituras:

Primeiro, há um só Deus: “Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus [...] Há outro Deus além de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça” (Is 44.6,8).

Segundo, o Pai é Deus: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3). Jesus não diz que “somente” o Pai é o Deus verdadeiro, o que faria um contraste entre o Pai e o Filho, mas sim que o Pai é o “único” Deus verdadeiro, o que contrasta o Pai com os deuses falsos.

Terceiro, o Filho é Deus: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (Jo 1.1). Depois da Sua ressurreição, Tomé diz a Jesus: “Senhor meu e Deus meu!” (Jo 20.28). Por isso, em Rm 10.13, Paulo pode aplicar a Jesus a passagem de Jl 2.32, que se refere a Deus: “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do SENHOR [Jeová ou Javé] será salvo”.

Quarto, o Espírito Santo é Deus. Mentir a Ele é o mesmo que mentir a Deus (At 5.3,4), ser habitado por Ele é o mesmo que ser habitado por Deus (1Co 3.16,17; Ef 2.22) e Ele perscruta as profundezas de Deus, de modo que só Ele conhece as coisas de Deus (1Co 2.10,11).

Quinto, Pai, Filho e Espírito Santo são pessoas distintas: “Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3.16,17). Que o Espírito Santo é uma pessoa fica evidente do fato de que Ele tem características pessoais, pois Ele fala (Mt 10.20), ensina (Jo 14.26), intercede (Rm 8.26,27) e se entristece (Ef 4.30).

Portanto, a doutrina da Trindade é bíblica e precisa ser confessada por todos aqueles que são batizados em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mt 28.19). Há um só Deus que é três pessoas distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, cada uma das quais é Deus.

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"Diga-me como pode haver três velas neste recinto e apenas uma luz e então eu lhe explicarei a Trindade."  John Wesley

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