A Igreja visível de Cristo é uma congregação de fiéis na qual se prega
a pura Palavra de Deus e se ministram devidamente os sacramentos, com todas as
coisas a eles necessárias, conforme a instituição de Cristo.
=A Igreja é o Corpo de Cristo (Ef 1.22; Cl 1.18-24)
=A Igreja não é o templo, são
pessoas:
At 5.11 e 8.1 fala de perseguição
à Igreja, ou seja, as pessoas que viviam a fé cristã.
=As pessoas se reuniam a
princípio nas casas e no templo de Jerusalém, pois viviam a fé cristã juntas.
-A
Igreja reunida nas casas e no templo de Jerusalém = AT 2.46; Rm 16.3-5; Cl 4.15
-A Igreja realizando diversas coisas
juntos = At 2.42-47
=Com o tempo a Igreja se
organizou, a história eclesiástica conta o caminhar da Igreja através dos séculos. Surgiram as denominações, as reuniões dos
fiéis ganharam nomes e locais determinados, que são os templos religiosos. Cada denominação tem a sua origem
marcada na história da Igreja.
As diferentes denominações
cristãs podem ter formas ou conceitos teológicos diferentes, resultado das
interpretações humanas influenciadas por diversos fatores, mas todas convergem
para Jesus Cristo como Salvador da humanidade, formando assim, a Igreja de
Deus.
Mesmo havendo diferenças e
imperfeições nas igrejas denominacionais, ainda assim, são importantes para
viver a fé cristã, na mesma perspectiva da Igreja Primitiva.
=Precisamos nos reunir -
Precisamos de lugares para nos reunir, por isso temos os locais de reunião, os
quais chamamos de Igreja ou Templo.
Quando falamos da necessidade de
estarmos reunidos, falamos da necessidade de
juntos vivermos em comum a fé
centrada em Cristo Jesus:
-Para acolhermos aqueles que Deus acrescenta ( At 2.42-47)
-Porque somos corpo, membros uns
dos outros, com dons para exercer uns
aos outros (Rm 12.4-8; I Co 12)
-Porque vida cristã e viver “uns
com os outros” (Gl 6.2,10; Ef 5.19-21;
Cl 3.12-17; Hb 10.24; Tg 5.13.16....)
-E principalmente, porque o
próprio Jesus estabeleceu a Igreja para proclamar o reino de Deus, começando
pelos discípulos e os enviando a todo o mundo, para fazerem discípulos. Mt 16.16-19; Mt 28.18-20; At 1.8 Concedendo dons aos cristãos para
edificar a Igreja ( Ef 4.11-16)
LIDERANÇA NAS IGREJAS
BISPOS ( Episkopos =
superintendente) = At 20.28; Fp 1.1
DIÁCONO (atendente/ para servir)
= I Tm 3.8; 3.12,13
PRESBÍTEROS (ancião, idosos) = I
Tm 5.17; Tt 1.5
APÓSTOLO (enviado, comissionado)
= I Co 1.1
Profetas, evangelistas, pastores,
mestres = Ef 4.11
O CULTO CRISTÃO
No Anglicanismo e Luteranismo, o
culto acontecia na Liturgia, através de uma sequência pré estabelecida. Com o
tempo e o surgimento de outros grupos cristãos, a forma de cultuar foi mudando,
tornando-se mais simples, espontânea, prática, informal e com a participação
ativa da comunidade onde qualquer membro poderia orar, pregar e dividir o pão.
Com os reformadores, o princípio
da “Sola Scriptura” fez com que a Bíblia tivesse lugar privilegiado no culto. Também
a ênfase “no sacerdócio de todos os crentes” permitiu maior participação das
pessoas, o foco era a mesa da comunhão e o púlpito.
No sec XIX, surge um despertamento com participação do
metodismo enfatizando no culto a perspectiva de que Deus vem ao encontro da
humanidade, os cultos são mais livres com mais participações, inclusive de
instrumentos musicais, com apresentações e momento do apelo, surgindo ainda as
Escolas Dominicais.
O culto na Igreja primitiva:
-Os primeiros cristãos eram
judeus, por isso o culto era inspirado na liturgia das sinagogas, com muitas
leituras, orações, salmos (Cânticos), coletas em prol dos carentes, e a Ceia do
Senhor
-Ceia do Senhor (I Co 11)
-Cânticos, testemunhos, pregação
(I Co 14.26 e 40; Cl 3.16; Ef 5.19-20)
---Jesus e os discípulos no
Cenáculo (instituição da Ceia) cantam um hino
- Mt 26.30
=*= A palavra LITURGIA vem do grego “leitourgia” e significa “serviço
espiritual a Deus” , mas acabou por se referir ao conteúdo e sequência das
partes de um culto, embora não o seja.!
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SACRAMENTOS
Sinal visível que evidencia a
Graça de Deus ao ser humano, instituídos por Cristo. A Igreja Metodista
reconhece apenas o Batismo e a Santa Ceia (Eucaristia) como sacramentos. Para a
Igreja Católica são 7 (batismo, crisma, eucaristia, penitência(confissão
pecados ao sacerdote), unção enfermos, ordem (função eclesiástica), matrimônio.
Obs.: Eucaristia (Ação de
Graças) = Palavra Eucaristia na Bíblia – Cl 2.7;
Fp 4.6
Obs.: sacramento foi a palavra escolhida em latim
eclesiástico para traduzir “mysterium”
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OS PRIMEIROS TEMPLOS
Os primeiros cristãos, reuniam-se
no templo e nas sinagogas, mas com a conversão dos gentios ao cristianismo,
outros espaços eram procurados para poderem se reunir, as casas dos próprios
cristãos foram locais de encontro das igrejas (cristãos). Muitas casas se
tornaram “igrejas domésticas” , transformando os espaços das residências para
receber os cristãos.
Com as perseguições, muitos
cristãos precisaram de lugares escondidos para se reunirem, como as catacumbas
(Túmulos subterrâneos)
Foi assim até o cristianismo se
tornar religião oficial do império no quarto século com o Édito de Milão (313 d.C) por Constantino. Então, alguns
templos pagãos e basílicas se transformaram em igrejas cristãs.
As grandes construções:
Na época do Império Romano,
existiam as “Basílicas”, grandes edifícios arquitetônicos, onde se realizavam
transações comercias, serviços judiciais (espécie de juizado), assembleias
cívicas e até mesmo como espaço para ociosos. Esse tipo de estrutura serviu
como modelo para os primeiros centros do culto cristão, e permanecem até a
atualidade. Eram edifícios bem
espaçosos, onde a disposição interna do espaço serviu bem aos cultos dos
cristãos.
Após o cristianismo se tornar
oficial, o termo “basílica” foi utilizado para referir-se a determinadas
igrejas mais importantes e grandiosas.
Hoje, Basílicas são igrejas que estão sob a autoridade papal.
No Brasil existem 54 (2015 – Wikipedia) sendo que a Basílica de Aparecida é a
segunda maior do mundo, apenas atrás da Basílica de S.Pedro no Vaticano.
Obs.: a palavra “basílica” vem do grego “basiliké”
( régia, ou real ) -
“Casa real” (Basiléia + oikos)
“Casa real” (Basiléia + oikos)
A palavra reino é em grego
(Basiléia)
Em inglês “ Church” que vem do
alemão “Kirche”, que vem do grego” Kyriakon “ (Casa do Senhor)
Em português “Igreja” vem do
latim “ecclesia”, do grego “ekklesia”
(Assembleia, reunião)
Palavra “Missa” vem do latim “missa” – enviar - dá
origem a palavras como missão e missionário.
Palavra
“Culto” vem do latim “cultus” (cuidado,
cultivo..)
Rosiléia Flausino Dias Araujo
Março/2016
Rosiléia Flausino Dias Araujo
Março/2016
http://www.vivos.com.br/128.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_(edif%C3%ADcio)
http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/historia_da_igreja/a_igreja_atraves_dos_tempos.html
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