DOUTRINAS METODISTAS 6 - Purgatório e Sacramentos

14 - Do purgatório A doutrina romana do purgatório, das indulgências, veneração e adoração, tanto de imagens como de relíquias, bem como a invocação dos santos, é uma invenção fútil, sem base no testemunho das Escrituras e até repugnante à Palavra de Deus. 

Purgatório já existia como ideia  pagã. Virgílio*, o poeta latino pagão, que viveu em 70 – 19 a.C., classificava as almas que partiam como destinadas a três lugares diferentes em seus escritos: Um para as almas boas, um para as almas condenadas, e o terceiro onde as almas medianas poderiam purgar os seus pecados. Uma vez que a ideia do Purgatório já existia fora da Igreja, antes de nela penetrar, é provável que tenha sido trazida pelo contato com pagãos como Virgílio. Houve um grande fluxo de idéias não bíblicas penetrando na Igreja lá pelos anos 300 d.C., quando o Imperador Romano Constantino recebeu muitas pessoas não convertidas como membros da igreja. 
* Virgilio e o Inferno de Dante

=um dos Textos usados pelos católicos = 1 Co 3.12.15  e principalmente de II Macabeus 12.42,46

= Os Protestantes creem na purificação dos pecados por meio de Cristo Jesus, completo perdão de Deus.
1 Jo 1.7, Hb 10.17-18,  Rm 8,1,  Lc 16-19,31

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Observação  sobre o  CONCÍLIO DE TRENTO = (Sec 16) 
Convocado para reformar a disciplina eclesiástica e consolidar as verdades da fé católica, em razão da Reforma protestante (lema:  "Só a Escritura" ...em contraponto com a Tradição)
-Presença real de Cristo na Eucaristia
-Sete Sacramentos
-Tradição católica
-Canon Bíblico
-Indulgências
-Valor da Missa
-Culto dos Santos, relíquias e imagens


= A Bíblia e as imagens =  Dt 5.8,9 ; Sl 115;  Is 44.17,18; 






15 - Do falar na congregação em língua desconhecida É claramente contrário à Palavra de Deus e ao costume da Igreja primitiva celebrar o culto público na Igreja, ou ministrar os sacramentos, em língua que o povo não entenda. 




16 - Dos sacramentos Os sacramentos instituídos por Cristo não são somente distintivos da profissão de fé dos cristãos; são, também, sinais certos da graça e boa vontade de Deus para conosco, pelos quais ele invisivelmente opera em nós, e não só desperta, como fortalece e confirma a nossa fé nele. Dois somente são os sacramentos instituídos por Cristo, nosso Senhor, no Evangelho, a saber: o batismo e a Ceia do Senhor. Os outros cinco, vulgarmente chamados sacramentos: a confirmação, a penitência, a ordem, o matrimônio e a extrema unção, não devem ser considerados sacramentos do Evangelho, sendo, como são, em parte, uma imitação corrompida de costumes apostólicos e, em parte, estados de vida permitidos nas Escrituras, mas que não têm a natureza do batismo, nem a da Ceia do Senhor, porque não têm sinal visível, ou cerimônia estabelecida por Deus. Os sacramentos não foram instituídos por Cristo para servirem de espetáculo, mas para serem recebidos dignamente. E somente nos que participam deles dignamente é que produzem efeito salutar, mas aqueles que os recebem indignamente recebem para si mesmos a condenação, como diz São Paulo (1Co 11:29). 

Sacramento = Sinal visível de uma benção Invisível  ( Manual do Discipulado - I.Metodista)



17- Do batismo O batismo não é somente um sinal de profissão de fé e marca de diferenciação que distingue os cristãos dos que não são batizados, mas é, também, um sinal de regeneração, ou de novo nascimento. O batismo de crianças deve ser conservado na Igreja. 


"Digo, pela lavagem, imersão ou aspersão, porque a Escritura não determina qual destes meios deve ser usado quer por preceito expresso, quer por um exemplo claro que o prove, quer ainda pela força ou pelo significado da palavra batizar."  (Wesley)

Batismo Infantil
"Em Resumo, portanto, é nosso dever não somente legal e inocente, mas justo e estrito, de conformidade com a prática ininterrupta de toda a Igreja de Cristo desde os primeiros tempos, consagrarmos nosso filhos a Deus pelo batismo, como era ordem para que a igreja dos judeus o fizesse pela circuncisão." (Wesley)

Famílias com crianças sendo batizadas - At 18.8; I Co 1.16

Batismo - Circuncisão  = Cl 2.11,12

-O Batismo cristão não é apenas sinal e consequência de arrependimento, mas para as crianças é sinal de consagração, de iniciação na fé e na comunidade e família do corpo de Cristo.  Cremos que Jesus jamais pecou, por isso entendemos o seu batismo também como consagração e dedicação a Deus. Jesus somente iniciou seu ministério depois do batismo. (Manual do discipulado- I.Metodista)




18 - Da Ceia do Senhor A Ceia do Senhor não é somente um sinal do amor que os cristãos devem ter uns para com os outros, mas antes é um sacramento da nossa redenção pela morte de Cristo, de sorte que, para quem reta, dignamente e com fé o recebe, o pão que partimos é a participação do corpo de Cristo, como também o cálice de bênção é a participação do sangue de Cristo. A transubstanciação ou a mudança de substância do pão e do vinho na Ceia do Senhor, não se pode provar pelas Santas Escrituras, e é contrária às suas terminantes palavras; destrói a natureza de um sacramento e tem dado motivo a muitas superstições. O corpo de Cristo é dado, recebido e comido na ceia, somente de modo espiritual. O meio pelo qual é recebido e comido o corpo de Cristo, na ceia é a fé. O sacramento da ceia do Senhor não era, por ordenação de Cristo, custodiado, levado em procissão, elevado nem adorado.

   Obs.:  1  Co 10.16e17
              1 Co 11

19- De ambas as espécies O cálice do Senhor não se deve negar aos leigos, porque ambas as espécies da Ceia do Senhor, por instituição e mandamento de Cristo, devem ser ministradas a todos os cristãos igualmente


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