CARTAS DO APÓSTOLO PAULO

1=ROMANOS

AUTOR: Apóstolo Paulo

Data provável: 57/58 d.C
-Paulo ainda não tinha ido à Roma (1.11,13,15) mas pretendia ir até lá depois de visitar Jerusalém ( 15.23-28) indo depois à Espanha (23,33)
-Paulo diz não ter ido ainda à Roma, para não edificar onde Cristo já fora anunciado (Rm 15.20) e como já não havia mais campo para ele nas regiões que percorrera, decide visitar os cristãos de Roma (15.23) . Paulo temia não ser aceito pelos judeus de Jerusalém qdo fosse levar a coleta aos santos (15.30,31)

Local onde Paulo estava: Paulo estava em Corinto na Grécia, durante a sua Terceira Viagem Missionária. (At 19.21) - onde permaneceu 3 meses.

Como era a Igreja de Roma:
-Em Roma havia uma vasta colonia de judeus, o culto judaico fora bem aceito. Grande parte destes judeus, foram trazidos por Pompeu em 61 a.C, como escravos e libertos em seguida. Em At 6.9 encontramos menção destes (" Sinagoga dos Libertos") .
-As Sinagogas foram chamadas ali de "lugar de reunião universal" (Ovidio - poeta romano - )
-Não sabemos extamente quem iniciou a igreja cristã em Roma, apenas que sua fé era conhecida em todo o mundo (Rm 1.8).
-Pode ter sido fundada por pessoas que vieram de Jerusalém quando aconteceu o Pentecostes. Em At 2.10 há menção da presença de romanos habitando em Jerusalém, quando durante o sermão de Pedro, 3 mil pessoas creram em Jesus.
-Parece que era formada por gentios na sua maioria (1.13) e alguns judeus por crença .
-Em 49 d.C o Imperador Claudio expulsou os judeus de Roma, por causa de tumultos causados por um tal de "Chrestus" (historiador romano Suetônio - I Séc). Em At 18.1-2 - encontramos a menção de judeus cristãos expulsos de Roma por Cláudio. Isso pode significar que permaneceram ali apenas cristãos gentilicos. Após a morte de Claudio em 54 d.C, os judeus puderam retornar a Roma como tambem os judeus cristãos.
-Pelas saudações de Paulo no cap. 16, vemos várias casas onde os cristãos se reuniam, não era um lugar só.


Informações pessoais da carta:

Carta enviada por uma mulher chamada FEBE, da igreja de Corinto (Cencréia) 16.1
Escrita pelas mãos de Tércio (um dos discípulos do Senhor) 16.22
Saudação de Paulo há várias pessoas em Roma, indicando que ele conhecia e tinha parentes naquela cidade e na igreja. 16

Conteúdo da carta:

PRINCIPAL TEMA: JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ

(Por meio de Cristo, somos justificados. Não é por obras ou merecimento, pois todos estávamos debaixo da condenação do pecado. A Lei revelou a força do pecado que domina nossa natureza, mas Cristo nos libertou da Lei do pecado e da morte, nos dando paz perante Deus. O Espírito de Deus testifica que somos filhos de Deus, portanto, devemos nos inclinar para as coisas do Espírito e não para os coisas da carne, não vivendo no pecado, mas em novidade de vida.)

Capítulos:

1 - Saudação e apresentação tema
(ênfase na salvação do judeu e do grego pela fé) - 1.16-17

2 e 3 - A necessidade da justiça. Pecado e condenação
A corrupção humana
-O judeu não deve se vangloriar na circuncisão -2.25-29
-Todos pecaram e estão separados de Deus (judeus e gentios) 3.9,23
-Jesus = manifestação da justiça de Deus pela fé - 3.21-26

4 e 5 - Justificação e Salvação
Exemplo de Abraão - Justificado pela fé, antes da Lei - 4.9-13
- Promessa antes da Lei, para que fosse segundo a graça - 4.16
Toda a humanidade condenada em Adão / Toda humanidade redimida em JESUS - 5.12-19
A condenação veio de uma só ofensa e a morte reinou, antes da Lei, desde Adão. Mas por
meio de um só ato de justiça (Jesus), veio a graça e a justificação. 5.16-18
6 ao 8 - Santificação e Separação
Vida em Cristo não é coerente com vida no pecado 6.2,11-14
Cristo nos Libertou da Lei do pecado e da morte
-A Lei revelou a força do pecado 7.13
-A Lei do Espírito da Vida, me libertou da lei do pecado e da morte 8.1-2
9 ao 11 - A Soberania de Deus
A desobediencia veio sobre os Judeus, porque não creram 11.11
-Todos foram encerrados debaixo da desobediencia, para que a misericordia de Deus alcançe a
todos 11.32
- pela incredulidade dos judeus, veio a salvação dos gentios 11.11 e reconciliação ao mundo 11.15
- promessa para Israel - 11.25-32

12 ao 15 - Serviço - Igreja, sociedade e governos
Vida em Comunidade e em sociedade
-Servir com os dons - 12.3-8
-Vida e conduta cristã - 12.9-21 - 14,15
-governos e autoridade - 13
-Testemunho e plano de Paulo - 15.14-33

16 - Saudações pessoais

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2= I CORINTIOS

AUTOR: Apóstolo Paulo

Data provável: 55-57 d.C
Local onde Paulo estava quando escreveu a carta: Durante a sua Terceira Viagem Missionária, Paulo chegou em Éfeso. Frequentou a Sinagoga dos judeus por 3 meses, mas como estes falavam mal do "Caminho", Paulo se afastou deles e passou a ensinar na Escola de Tirano, onde permaneceu 2 anos. Neste tempo escreveu à igreja que estava em Corinto. (Atos 19)
Obs.: Em I Co 16.9 Paulo faz uma referência a uma grande e oportuna porta aberta na Cidade de Éfeso, pode ser a Escola de Tirano.

Paulo em Corinto: Durante a segunda viagem missionária de Paulo, ele esteve na cidade de Corinto, capital da Província de Acaia (Grécia) - Atos 18 - ( 50-52 d.C)
Nesta cidade conheceu o casal Aquila e Priscila, judeus covertidos, recém chegados a cidade, após terem sido expulsos de Roma pelo Imperador Cláudio. (49 d.C). Paulo se achegou à eles, e como tinham a mesma profissão, ficou morando e trabalhando com eles. Aos sábados pregava na sinagoga, persuadindo judeus e gregos. Mas sendo rejeitado pelos judeus, foi para a casa de Tício Justo, casa vizinha à sinagoga. Deus falou em visão à Paulo, dizendo-lhe para não temer, pois Deus tinha muito povo naquela cidade. Paulo permaneceu ensinando e pregando em Corinto por 1 ano e 6 meses.
Timóteo e Silas estavam com Paulo.
Nesta cidade, os judeus levaram Paulo ao tribunal, afim de o acusarem de pregar contra a religião do povo judeu. Mas o proconsul Gálio ao saber que se tratava da religião deles, não quis saber e os expulsou do tribunal. (At 18.12-17)

A Igreja em Corinto: Uma igreja composta de gentios cristãos na sua maioria, pessoas diferentes, com vários contextos de cultura, conhecimentos e religiões. Cristãos provenientes do paganismo A maneira pessoal de cada evangelista que anunciou ali o evangelho, permitiu também que se formassem grupos internos que se rivalizavam entre si. Havia pelos menos 4 facções: de Paulo, de Apolo (eloquente e poderoso nas Escrituras, judeu de Alexandria - At 18.24-28), de Cefas (Pedro)e de Cristo.
Paulo declara ter sido informado destas contendas pela família de Cloe (I Co 1.11)
Paulo se refere a eles como "crianças em Cristo" (I Co 3.1)

-Primícias da Igreja- a Casa de Estéfanas (I Co 16.15)

A Cidade de Corinto: Cidade portuária, reconstruída por Júlio César. Rota comercial e de intensa movimentação de pessoas de todos os lugares. Na época de Paulo, Corinto estava sob o domínio romano.
Havia uma mistura de religiões, inclusive de grupos religiosos dos chamados "mistérios", entre eles, os que se dedicavam a adoração do deus Apolo, buscando a imortalidade, se submetiam a rituais secretos com o objetivo de ter contato com entidades espirituais invisíveis, representadas em figuras escultóricas. Eram deuses sem passado histórico, surgiam por um momento e depois davam lugar a outro. geralmente trazidos por outros povos ou pelos romanos. Todos os cultos e todas as filosofias daquele tempo estavam ali. A cidade possuia uma reputação de libertinagem e devassidão, ao ponto de a expressão "viver a maneira corintiana" significar uma vida dissoluta.
Na cidade de Corinto havia um grande templo de Afrodite (Vênus). Os cultos a Afrodite incluiam ritos sexuais por cerca de 1000 sacerdotisas.
CORINTOS (filho de Zeus) popular pela luxuria e pelos jogos ístimicos.(jogos em honra a Poseidon - já existiam 500 anos a.C, realizados até 393 d.C, qdo proibidos por Roma(Teodosio) "Cristianismo oficial"
Destruída por um terremoto em 375. Outros terremotos- 551 - 856 - A cidade foi destruída por um terremoto em 1858 e reerguida logo depois a 6 km do local onde estava.

Informações pessoais da carta:

Paulo faz referência a uma carta dos cristãos de Corinto com questionamentos à Paulo. (I Co 7.1)
Paulo faz referência a uma carta anterior enviada aos Corintios (I Co 5.9)

Conteúdo da carta:

Paulo instrui, aconselha e exorta a Igreja de Corinto.
Além de ter sido informado de alguns problemas existentes, ele também foi questionado por carta sobre algumas situações, as quais ele procura responder nesta carta. (7.1)

Cap 1 = Saudação (Paulo e Sóstenes)
Divisões na Igreja
"Cristo não está dividido"

Cap 2 = Caráter da pregação de Paulo

Cap 3 = Paulo fala novamente sobre divisões na Igreja
Partidarismo e responsabilidades de cada um

Cap 4 = Esforço e responsabilidade de Paulo no ministério

Cap 5 ao 8 = Paulo trata sobre os problemas existentes na Igreja de Corinto
-Imoralidade
-Demandas e desavenças entre irmãos
-impurezas/ prostituição
-Questões acerca do casamento
-Questões acerca dos idólos
Cap 9 = Defesa de Paulo em relação ao seu trabalho

Cap 10 e 11 = Exortações de Paulo

Cap 11.17-34 = Instruções acerca da Santa Ceia

Cap 12 = Instruções acerca dos Dons Espirituais e Unidade do Corpo

Cap 13 = O amor = Caminho excelente

Cap 14 = Mais instruções acerca dos dons espirituais e do culto

Cap 15 = Ensino sobre a ressurreição

Cap 16 = Orientações, pedidos, exortações finais e saudação de Paulo

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3= II CORINTIOS

AUTOR: Apóstolo Paulo

Data provável: 55 - 57 d.C (provavelmente no mesmo ano em que escreveu I Corintios)
Local onde Paulo estava quando escreveu a carta: Paulo, deixou Éfeso, onde estivera por mais de 2 anos e de onde havia escrito a carta de I Corintios. Vai para Trôade, se preparando para ir à Jerusalém.
Paulo esperava encontrar ali a Tito (2.12,13), o qual havia sido enviado por ele para Corinto. Paulo desejava saber sobre os efeitos de sua carta aquela igreja. Partiu então percorrendo as igrejas da Macedonia, recolhendo uma coleta para a Igreja de Jerusalém. Na Macedonia Paulo teve consolo com a chegada de Tito (6.6) E enquanto estava na Macedonia escreve esta carta.

Motivação da Carta:
Paulo já havia escrito cartas anteriores à igreja de Corinto, pelo menos duas, a de I Corintios e uma outra que não se conhece com certeza, a qual tem sido chamada de "Epístola das lágrimas" em referência ao texto de II Co 2.4
Paulo enviou a Tito para Corinto afim de saber como a igreja estava depois de sua carta. Tito retorna trazendo notícias que levam Paulo a escrever nova carta, preocupado com a igreja que havia se entristecido com as suas exortações . (Notícias de Tito - 7.5-9)
Paulo pretendia ir novamente à Corinto (1.15,16), mas diz que não vai por não querer encontra-los em tristeza ( 1.23 e 2.1-3)
A intenção de Paulo era voltar à Corinto pela terceira vez (12.14)
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Conteúdo da carta:

Cap. 1 e 2 = Saudação, palavras de consolo e testemunho de Paulo sobre seu propósito de ir à Corinto.
Cap 2.14-17 ao 5 = Ministério de Paulo
Ministros da Nova aliança
Ministros da Reconciliação
Cap 6.4-10 = Testemunho do sofrimento de Paulo em seu ministério
Cap 6 e 7 = Amor e zelo de Paulo para com a Igreja de Corinto
Cap 8 = Sobre as ofertas das igrejas da Macedonia
Cap 9 = Instruções sobre recolhimento das ofertas
Cap 10 ao 13 = Paulo defende sua autoriade apostólica

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PAULO: SEU AMOR E ZELO PARA COM A IGREJA DE CORINTO

2.4 = Paulo escreveu com grande angustia no coração por amor a igreja
2.5-10 = Paulo exorta a igreja a perdoar aquele que errou

3.2 = Paulo afirma que a igreja de Corinto era a sua carta escrita no coração
6.1-12 ; 7.3 = amor de Paulo pela igreja
7.5-9 = Paulo expressa sua preocupação com a Igreja que fora exortada por ele

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4=  GÁLATAS

Autor: Apóstolo Paulo

Data provável: 55-57 d.C

Quem são os gálatas?

Gálatas são os habitantes de uma região conhecida como Galácia. No tempo de Paulo, uma provincia romana na Ásia menor. A região da Galácia era dividida entre Galácia do norte e do Sul, Paulo esteve em ambas.
Lugares mencionados em Atos como Frígia, Psídia, Licaónia Ponto, Bitinia, Listra e Derbe fazem parte destas regiões. Hoje região na Turquia

O nome Galácia deriva-se de Gaulês, os gauleses eram originários da Gália (hoje França) que dominaram a Asia menor 300 anos antes de Cristo. Foi conquistada pelos romanos, e em 25 a.C Roma estabeleceu ali uma provincia mantendo o nome de Galácia.

Assim, esta carta de Paulo não destina-se à uma igreja estabelecida num local, mas à varias igrejas em diferentes cidades de uma mesma região.

Timóteo era desta região (At 16)

Paulo na Galácia:
As igrejas da Galácia, foram fundadas por Paulo, provavelmente durante sua primeira viagem missionária. ( Atos 13 e 14 )
Durante a segunda viagem missionária retornou aquela região (Atos 16 e 18.23)
Paulo afirma que uma enfermidade física foi a razão pela qual ele pregou o evangelho nesta região a primeira vez. (Gl 4.13)

Em Listra, Paulo juntamente com Barnabé curaram um homem coxo, a mutidão ao testemunhar o milagre, passaram a dizer em alta voz que Paulo e Barnabé eram deuses, chamando-os de Jupiter e Mercurio. (At 14) Logo em seguida, Paulo foi apedrejado, sendo inclusive dado como morto.

Também foi nesta região que Paulo foi impedido pelo Espírito Santo de prosseguir viagem para outras cidades da Asia menor, (Bitinia - At 16.7). E indo para outro caminho recebeu uma revelação do Senhor para ir a região da Macedonia.

Segundo cartas de Plínio (governador na Bitinia e perseguidor dos cristãos - 112 d.C) o evangelho alcançou Bitinia. Talvez por Pedro, que ao escrever sua primeira carta, menciona Bitinia como um dos destinatários. (I Pd 1.1)

Objetivo da Carta aos Gálatas:

Alguns pregadores judeus, conhecidos como "judaizantes" anunciavam a necessidade da circuncisão para a salvação. Os novos cristãos desta região estavam passando por uma crise de identidade cristã, seguir a lei ou não. Paulo escreve exortando e alertando os cristãos que estavam retornando as práticas judaicas depois de terem sido alcançados pela graça salvadora em Cristo Jesus.
Esta carta é uma defesa da doutrina da justificação pela fé.

Novamente, percebemos que Paulo estava sendo atacado em sua autoridade apostólica e em sua pregação por aqueles que ainda não tinham compreendido o Evangelho de Cristo. Paulo testemunha sua conversão e seu amor por aqueles cristãos.

Local onde Paulo estava quando escreveu a carta: Provavelmente em Éfeso ou em Corinto, depois de ter escrito Tessalonicenses e antes de escrever Romanos.

Conteúdo da carta:

Tema Principal: A justificação pela fé sem as obras da Lei.


1.1-5 = Introdução, saudação

1.6-9 = Razão que levou Paulo a escrever a carta

1.10 à 2.10 = Testemunho de Paulo sobre sua conversão e encontro com os apóstolos

2.11-21 = Confronto com Pedro - justificados pela fé e não pelas obras da Lei.

3.1-5 = Questionamento de Paulo aos Gálatas - o retorno as obras da lei

3.6-14 e 4.1-11 = a Lei e a fé (a promessa dada a Abraão -"Todas as famílias da terra abençoadas)

4.12-20 = A indignação de Paulo

4.21 à 5.15 = A Lei e a liberdade em Cristo Jesus pela fé

5.16 - 26 = Andar no Espírito para não satisfazer a carne (natureza terrena)

6.1-18 = Orientações diversas e Palavra final acerca da circuncisão.

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CARTAS DA PRISÃO

-O livro de Atos dos Apóstolos,se encerra no capítulo 28 relatando a prisão de Paulo em Roma e afirmando ter ele ficado por 2 anos preso em uma casa por ele alugada. (61 à 63 d.C)
Neste tempo ele escreveu 4 cartas que temos no Novo Testamento e que são conhecidas como as "cartas da prisão". São elas: Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom. Seguindo a ordem do NT, vamos tratar das 3 primeiras e mais adiante da carta à Filemom.
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EFÉSIOS - FILIPENSES - COLOSSENSES

AUTOR: Apóstolo Paulo Data provável: 61 - 63 d.C
Local onde Paulo estava quando escreveu as cartas: Preso em uma casa que ele alugara na cidade de Roma, para onde fora enviado após ter sido preso em Jerusalém. Paulo já havia feito as três viagens missionáras relatadas no livro de Atos, livro que se encerra relatando essa prisão.

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5= EFÉSIOS

A Cidade de Éfeso: Cidade situada na costa oeste da Ásia Menor, hoje na Turquia. No período greco-romano foi a segunda maior cidade do Império, apenas atrás de Roma que era a capital. Também era a segunda maior cidade do mundo conhecido em população. Hoje Éfeso faz parte do Patrimonio da Humanidade (UNESCO)
A Cidade era conhecida com a cidade de Artemis (também conhecida como Diana), o Templo de Artémis foi construído 550 a.C e destruído em 410 d.C por uma multidão liderada por São João Crisóstomo (Arcebispo da Igreja em Constantinopla, que segundo a tradição, uma igreja fundada por André, irmão de Pedro - Constantinopla é a atual Istambul - Turquia)
Éfeso é uma das cidades berço da Filosofia, juntamente com a cidade de Mileto. Foi declarada capital do Império Romano na Ásia.


Paulo em Éfeso: No final da Segunda Viagem de Paulo (por volta do ano 52 d.C), ele chega em Éfeso (At 18.18-21), levando consigo o casal Áquila e Priscila, os quais ficam na cidade. Paulo vai até a Sinagoga da cidade como de costume para pregar. No entanto, decide partir da cidade indo para Jerusalém. Lhe pediram para que ficassem, mas ele não cedeu dizendo que se Deus quizesse, ele retornaria à Éfeso. Neste tempo, chegou à Éfeso um judeu convertido ao cristianismo chamado Apolo, e que ensinava à respeito de Jesus, conhecendo apenas o batismo de João. Áquilae Priscila o conheceram e o ajudaram a conhecer mais sobre a fé cristã. Depois Apolo foi para Corinto onde ajudou muito aos cristãos da região. Apolo era muito eloquente e poderoso nas Escrituras (Atos 18.24-28)
Depois que Apolo foi para Corinto, Paulo retornou para a cidade de Éfeso (cerca de 1 ano depois que havia estado alí) . Encontrando ali alguns discípulos, soube que ainda não conheciam o batismo com o Espírito Santo, Paulo orou com eles, os quais recebera o Espírito Santo (Atos 19.1-7)
Paulo permaneceu por 3 meses pregando na Sinagoga, mas como não criam nele e ainda falavam mal do "Caminho" como chamavam a fé cristã, Paulo foi para a Escola de Tirano, onde por 2 anos pregava a Palavra do Senhor, permitindo assim que todos os habitantes da Ásia ouvissem o Evangelho (At 19.10)
Deus realizou grandes milagres pelas mãos de Paulo naquele tempo (At 19.11) E muitos dos que iam crendo, confessavam publicamente suas obras (At 19.18) Nesta cidade a Palavra de Deus cresceu e prevaleceu de forma poderosa (At 19.20)
Éfeso era a cidade da deusa Diana, certo ourives que fabricava nichos da deusa ( templos em miniatura com a imagem da deusa) chamado Demétrio, promoveu grande alvoroço e protesto contra Paulo.
Houve grande confusão na cidade até que o escrivão conseguiu apaziguar a multidão.(At 19.23-41) Quando o tumulto cessou, Paulo chamou os discípulos e se despedindo foi para a Macedonia.
Lembrando que foi dado testemunho de que Paulo não havia atacado a deusa daquele povo. (At 19.37)
Quando Paulo retornava para Jerusalém, não quis parar em Éfeso, e da cidade de Mileto, mandou chamar os presbíteros (anciões) de Éfeso para uma palavra final de despedida. (At 20.17-35)


A Igreja em Éfeso:
Judeus e gregos ouviram e creram no evangelho pregado por Paulo (At 19.10)
Muitos que praticavam artes mágicas se converteram (At 19.19)
Muitos foram curados e libertos de espiritos malignos (At 19.12)
Uma igreja com liderança constituída - "presbiteros" (At 20.17)
Alguns discípulos que já estavam ali (At.19.1,7)

Informações pessoais da carta:
Enviada por Tíquico (Ef 6.21,22)
Paulo fala de si como prisioneiro ( Ef 3.1 ; 4.1 ; 6.20 )

Conteúdo da carta:

Como não aparece nos mais antigos manuscritos o nome Éfeso como destinatário, acredita-se que esta carta possa ser a mesma mencionada em Col 4.16, Há vários argumentos para a questão, mas o fato é que as cartas tinham o objetivo de circular entre as diversas igrejas.

Esta carta de Paulo, é uma revelação da vontade e do propósito de Deus acerca de Igreja, apresentada como corpo de Cristo. Cristo é o cabeça e a igreja o corpo. Fala bastante de questões espirituais e chama os cristãos à uma vida de santificação. A Igreja também é apresentada como a esposa, cujo marido é Cristo.

Cap. 1.1-14 = A Nossa redenção em Cristo Jesus, segundo a vontade perfeita de Deus (1.5)
Selados com o Espírito Santo, garantia da nossa herança. (1.13,14)
Cap. 1.15-23 = Oração de Paulo pela igreja, corpo de Cristo (1.22)

Cap 2. 1-10 = Salvos pela graça, por meio da fé. (2.8)

Cap 2.11-22 = Jesus Cristo, desfez a parede da separação entre judeus e gentios (2.14)

Cap. 3.1-13 = Mistério de Deus revelado à Paulo = a salvação dos gentios. (3.6)

Cap 3.14-21 = Oração de Paulo por revestimento espiritual no homem interior

Cap. 4.1-16 = Exortação a viver em UNIDADE (4.3)
Cap. 4.17 à 5.1-21 = Exortação à viver em SANTIDADE (4.24)

Cap. 6.1-9 = Exortação a viver em fidelidade e obediência nos relacionamentos humanos

Cap. 6.10-2- = A Armadura de Deus - Revestimento para luta espiritual. (6.11)

Cap. 6.21-24 = Palavras finais e benção de Paulo

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6= FILIPENSES

A cidade de Filipos
Cidade da Macedônia (Europa) ( antiga Crênides ) , considerada porta de entrada da Ásia para a Europa.
Recebeu este nome do seu conquistador Filipe II (356 a.C - Pai de Alexandre o Grande). Foi uma cidade de grandes batalhas. uma delas entre Otaviano e Marco Antonio contra Bruto e Caio Cássio, assassinos de Julio Cesar, os quais foram derrotados. Uma cidade do império romano, na época de Paulo. Nela moravam muitos cidadãos romanos, descendentes de soldados, veteranos de guerra e oficiais romanos. Os deuses grecos tinham pouco destaque. Prevaleciam os deuses romanos.

Paulo em Filipos
Lembramos que Paulo pretendia ir para a cidade de Bitinia, e outras regiões da Galácia, mas foi impedido pelo Espírito Santo de ir para esta região. Durante a noite teve uma visão, sendo chamado para a Macedônia. (At 16.6-10) Paulo em obediência a visão, partiu chegando à cidade de Filipos. (At 16.11,12) (por volta de 50 d.C)
-Em Filipos não havia sinagoga, algumas pessoas se reuniam para oração junto à um rio da cidade.
Paulo foi até lá, onde encontrou algumas mulheres orando, dentre elas, conheceu Lidia, uma mulher temente à Deus ( termo que se refere a alguém que não é judeu, mas crê em Deus ). Ela foi batizada e levou Paulo e seus companheiros para sua casa. (At 16.13-15)
-Acontecimentos mencionados em Atos nesta cidade:
- A libertação da jovem possessa - (At 16.14-18)
- A prisão de Paulo e Silas, e a conversão do Carcereiro - ( At 16.19-39)
-Soltos da prisão, Paulo e Silas voltaram a casa de Lidia, e depois partiram para outra cidade.
No final de sua terceira viagem, por volta de 56 a 57 d.C, Paulo retornou as igrejas da Macedonia, dentre elas Filipos, (At 20.1,2,6)

A Igreja em Filipos
-Temos poucas informações sobre a Igreja, mas pela sua carta, podemos perceber que Paulo tinha grande afeição e preocupação com aqueles cristãos. (Fp 1.7,8)
-Uma igreja que ajudou muito a Paulo financeiramente como nenhuma outra fizera. (4.15-18)
-Timóteo, companheiro de confiança de Paulo, tinha o mesmo sentimento pela igreja (3.19,20)
-Epafrodito, companheiro de Paulo e servo do Senhor em Filipos. Muito amado pela igreja ( 3.25-29)
-Evódia e Síntique = cristãs em Filipos, as quais muito ajudaram a Paulo e a quem ele exorta. (4.2), pedindo também que seu companheiro( nome desconhecido ) as auxilie. (4.3)


A Carta aos Filipenses
-Sua carta é bastante pessoal. Paulo não se apresenta como um apóstolo, como nas outras cartas, mas como servo. (Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus - Fp 1.1).
-Paulo dá testemunho de sua fé, na certeza de que apesar das prisões, está firme em Cristo Jesus.

Conteúdo da Carta

Cap. 1 - 1-11 = Saudação e oração pelos filipenses (1.9)
Cap. 1 - 12-26 = Testemunho de Paulo e sua fé. (1.12 e 21)
Cap. 1.27-30 à 2.1-18 = Exortação à viver em unidade, seguindo o exemplo de Cristo. (2.5)
Cap. 2.19-30 = Testemunho de Paulo acerca de Timóteo e Epafrodito
Cap. 3. = Exortação e alerta contra os maus obreiros (3.2 e 3.18)
Cap.4.1-9 = Exortações diversas
Cap. 4.10-20 = Gratidão de Paulo
Cap. 4.21-23 = Saudação final e benção.

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7= COLOSSENSES

A cidade de Colossos
A cidade de Colossos, ficava na Asia Menor, região da Frigia. Cerca de 400 anos a.C obteve grande importância por causa das rotas comerciais. Mas perdeu sua importância com decorrer dos tempos. Na época dePaulo, não tinha grande relevância. Séculos antes de Cristo, muitos judeus foram assentados naquela região. Colossos foi devastada por um terremoto em 61 d.C e nunca mais reconstruída.

Paulo e a Igreja de Colossos

-Não há informação clara no livro de Atos que Paulo esteve nesta cidade. apenas relatos de que percorreu as regioes da Frígia (território que abrangia Colossos) - At 16.6 e 18.23
-Epafras pode ter sido o fundador daquela igreja ou apenas continuado o trabalho de outro discípulo naquela cidade. (Cl 1.4-8)
-Oque podemos afirmar é que Paulo estava recebendo informações e testemunhos sobre aquela igreja. (Cl 1.4,9) e que ele faz citação daqueles que não o conheceram (Cl 2.1) que podem ser todos os cristãos ou apenas novos convertidos.

A Carta aos colossenses

-Tíquico é o responsável pela entrega da carta, assim como foi com a carta aos efésios. (4.7) Tíquico também tinha a missão de confortar a igreja com relação aos sofrimentos de Paula na prisão. (4.8)

-Juntamente com Tíquico, é enviado Onésimo, também irmão na fé, e que era da cidade de Colossos. (4.9) Onésimo era o escravo de Filemom, que esteve preso junto com Paulo e havia se convertido.

-Paulo envia saudações de seus amigos companheiros de prisão, e de Epafras que era da igreja de Colossos, e de quem Paulo dá testemunho de suas intercessões pela igreja, não só pelos cristãos de Colossos, mas também pelos de Laodicéia e de Hierápolis. (4.10-13)

-Paulo envia saudações a igreja de Laodicéia e a igreja que se reunia na casa de uma mulher chamada Ninfa (4.15)

-Paulo recomenda a leitura desta carta à igreja dos laodicenses, e que a carta enviada à aqueles tambem fosse lida na igreja de Colossos. (4.16)

-Paulo faz uma exortação à Arquipo, para que não deixar de cumprir o ministério que recebera do Senhor. (4.17)


Conteúdo da carta

-Cap. 1.1.12 = Saudação e oração pelos cristãos de Colossos
-Cap. 1.13 - 23 = A obra de Cristo ( este texto é como um breve resumo das palavras de Paulo na carta aos efésios.
-Cap. 1.24-29 = Testemunho de Paulo sobre sua missão
-Cap. 2 e 3.1-17 = Exortações à andar em Cristo, vivendo a fé como foram instruídos, fazendo morrer a natureza terrena e vivendo a nova vida em Cristo Jesus, em comunhão e santificação.
-Cap. 3.1 à 4.1 = Orientações quanto aos relacionamentos humanos
-Cap. 4.2-6 = Vida de oração e testemunho.
-Cap 4.7-17 = Recomendações e saudações finais


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8=  TESSALONICENSES

A cidade de Tessalônica (Macedônia)

Fundada por Cassandro cerca de 315 a.C, que se casou com Tessalonica, filha de Filipe, e irmã de Alexandre o Grande. Cassandro deu esse nome a cidade por causa de sua esposa.
É conhecida hoje como Salônica.
Na época de Paulo, Tessalonica era uma típica cidade escravagista, a maioria dos habitantes eram escravos. Por ser uma cidade portuária, atraia muitos comerciantes, e por ser uma colônica romana possuia também militares aposentados, as religiões se misturavam entre os cultos aos deuses gregos e ao imperador romano. A religião judaíca era permitida, existindo ali uma sinagoga.

Paulo e a Igreja de Tessalônica

Em Atos 17 encontramos a narrativa da viagem de Paulo à cidade de Tessalônica. Depois que Paulo esteve preso em Filipos, partiu chegando à Tessalonica, como de costume foi até a Sinagoga onde anunciava ser Jesus o Cristo, e que fora necessário sua morte e ressurreição. Muitos creram, inclusive gregos e distintas mulheres (alta classe).
Paulo e seus companheiros se hospedarem na casa de um homem chamado Jasom.
Os judeus movidos de inveja, decidiram criar um tumulto contra Paulo e seus companheiros, como não os encontraram, levaram Jasom aos tribunais, acusando-os de agirem contra os decretos de Cesar, por chamarem Jesus de Rei. (vs 7)
Paulo e Silas fugiram de noite para a cidade de Beréia, mas quando os judeus de Tessalonica souberam que eles pregavam naquela cidade, foram até lá para pertubar o povo. (vs 13) Paulo foi levado pelos irmãos para Atenas, enquanto Silas e Timoteo ainda ficaram na cidade por um tempo.

Em Atos 20, lemos que Paulo visitou novamente as igrejas da Macedonia.

Paulo afirma que a Igreja de Tessalonica foi modelo para todos os crentes na Macedonia e Acaia, e que a partir dela repercurtiu a Palavra do Senhor. (I Ts 1.7,8)


A I Carta aos Tessalonicenses

Esta carta é reconhecida como a primeiro texto do Novo Testamento, ou seja, seria a primeira carta de Paulo, escrita por volta de 51-52 d.C, (escrita inclusive antes dos evangelhos)
É uma carta que visa responder as inquietações da comunidade, como também fortalecer a sua fé.
Além de muitos elogios e agradecimentos, Paulo os trata como "uma mãe que acaricia seus filhos" (2.7) e "um pai que exorta seus filhos" (2.11,12)
Paulo parece responder alguns questionamentos da igreja a partir do cap. 4, abordando temas como a santificação, amor fraternal, sobre os que morreram em Cristo e sobre a volta do Senhor Jesus.



Conteúdo da carta

-Cap. 1. = Saudação, agradecimento e reconhecimento de Paulo em relação aos irmãos
-Cap. 2. 1-12 = Testemunho de Paulo acerca de sua missão na Macedonia
-Cap. 2. 13-20 = Testemunho de Paulo acerca da igreja em Tessalonica.
-Cap. 3 = O envio de Timóteo à Tessalonica.
-Cap 4 e 5 = Exortações e instruções de Paulo


9= A II Carta aos Tessalonicenses

Esta segunda carta de Paulo, visa corrigir algumas interpretações equivocadas da igreja em relação a volta de Jesus, e que pareciam ter sido causadas por algum ensino ou interpretação errada. (II Ts 2.2)
Os cristãos de Tessalonica estavam crendo que já viviam uma série de eventos relacionados a volta de Cristo, e que portanto o Dia do Senhor já tinha chegado.

Conteúdo da carta

-Cap. 1. = Saudação e Testemunho sobre a fé dos tessalonicenses
-Cap. 2. 1-12 = A apostasia que precede o Dia do Senhor
-Cap. 2. 13-17 e cap 3= Exortações de Paulo

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10 e 11 = CARTAS PASTORAIS - I e II TIMÓTEO


São chamadas Cartas Pastorais as cartas de Paulo à Timóteo e a Tito.
Foram enviadas a pessoas que eram responsáveis pelas igrejas, e não à uma comunidade de cristãos como as demais.

 TIMÓTEO
-Paulo conheceu Timoteo na cidade de Listra (Asia menor) - At 16
-A mãe de Timóteo era judia e seu pai era grego.
Sua avó chamada Loide e sua mãe chamada Eunice eram mulheres de fé (II Tm 1.5)
-Timoteo foi circuncidado por Paulo, por causa dos judeus
-Timoteo acompanhou Paulo a partir de sua segunda viagem missionária
-Timoteo também fez viagens sozinho, visitando as igrejas por envio de Paulo.
-Paulo o chamava de "meu filho amado ..." (I Co 4.17; I Tm 1,2...)
-Escreveu juntamente com Paulo as cartas de II Corintios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses e Filemom
-Também esteve preso. (Hb 13.23)
-De acordo com outros escritos, Paulo consagrou Timoteo como Bispo de Éfeso no ano 65 d.C
No ano 80 d.C, Timoteo teria tentado impedir uma procissão pagã, e por isso teria sido apedrejado e morto.


AS CARTAS

A primeira carta parece ter sido escrita por Paulo entre o primeiro e o segundo aprisionamente em Roma, cerca de 63 d.C. Já a segunda carta teria sido escrita durante sua prisão em Roma enquanto aguardava seu martírio, aproximadamente em 64 d.C

I TIMÓTEO

Cap 1.3 - Paulo deixa Timóteo em Éfeso para dirigir a Igreja naquela cidade
Cap. 1.3-7 - Admoestações contra falsas doutrinas
Cap. 1.12-17 - A experiência de Paulo, seu testemunho acerca da graça de Deus
Cap. 1.18 - Consagração de Timoteo, confirmando as profecias acerca dele.
Cap. 2.1-8 - "Antes de tudo" - o ensino da prática da oração

Cap. 3 - Requisitos para bispos e diáconos
Cap. 3.15 = Confirmação de Paulo sobre as orientações de como proceder na igreja
Cap 4.1-5 = Apostasia da fé
Cap. 4.6-16 = Exortações de Paulo acerca do ministério pessoal de Timóteo

Cap. 5 = Procedimento para com as pessoas na igreja ( idosos; viúvas; presbíteros )
Cap 6. 1-10 = Exortações em relação aos servos, falsos mestres e amor ao dinheiro
Cap 6.11-16 = Palavras finais de estímulo e exortação à Timóteo
Cap 6.17-19 = Palavra aos ricos
Cap 6.20-21 = Ênfase de Paulo nas recomendações que estão no conteúdo da carta: Cuidado com falsos ensinos e falas inuteis

 II TIMÓTEO

Cap. 1.1-14 = Saudação de Paulo, testemunho acerca de Timóteo, sua fé e ministério.
Encorajamento de Paulo à Timóteo acerca de seu ministério.


Cap. 1.15-18 = Paulo fala do abandono que sofreu, e testemunha sobre o cuidado de Onesífero para com ele.

Cap. 2.1-13 = Paulo anima e encoraja Timóteo a ser diligente no ministério.

Cap. 2.14-26 = Cuidado com as falsas doutrinas

Cap. 3.1-5 = Os males dos últimos dias

Cap. 3.6-9 = Exemplo dos que corromperam a fé

Cap. 3.10 à 4.5 = Exortação de Paulo para Timoteo permanecer firme na fé e no ministério.

Cap. 4.6-18 = Paulo prevê mais tribulações e afirma estar pronto para partir.
Recomendações finais e testemunho acerca de outros cristãos.

Cap. 4.19-22 = Saudação daqueles que estavam com Paulo.


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12= TITO

- Companheiro de Paulo .
- O acompanhou com Barnabé à Jerusalém Gl 2.1
- Tito era grego (gentio) Gl 2.3

-Foi enviado por Paulo para Corinto II Co 8.6; 12.18; 7.6,7,13



Carta - Escrita antes de I Timóteo, após a primeira prisão

1.4 - Tito, verdadeiro filho na fé

1.5 - Enviado à Creta para colocar em ordem as coisas que precisavam e estabelecer lideranças.


Paulo faz exortações a cerca de : Falsos mestres
procedimento das pessoas ( idosos, jovens, servos,
Submissão as autoridades
Paulo dâ ênfase na graça de Deus e nas boas obras (2.14; 3.8;3.14)


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13 = FILEMOM

-Está carta faz parte do grupo denominado de "Cartas da Prisão" (as quais são: Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom)

Destinatário:

-Filemom (amigáveis) - da cidade de Colossos (Col 4.9)
- Com posses ( tinha escravos e podia hospedar os irmãos ) v 22

- A respeito de Onésimo (útil, rentável)
- Escravo que provavelmente furtou de seu senhor e fugiu
-gerado entre algemas (vs 10) talvez com Paulo na prisão


Objetivo: A carta tem por finalidade pedir à Filemom que receba novamente Onésimo, agora porém também como irmão na fé (16) e ainda Paulo declara saber que Filemom faria ainda mais do que ele lhe pedia. (vs 21)
Paulo se compromete a pagar a dívida de Onésimo (vs 19)

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Rosiléia Flausino Dias Araujo
EBD-2015


































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