1=ROMANOS
AUTOR:
Apóstolo Paulo
Data
provável:
57/58 d.C
-Paulo
ainda não tinha ido à Roma (1.11,13,15) mas pretendia
ir até lá depois de visitar Jerusalém (
15.23-28) indo depois à Espanha (23,33)
-Paulo
diz não ter ido ainda à Roma, para não edificar
onde Cristo já fora anunciado (Rm 15.20) e como já não
havia mais campo para ele nas regiões que percorrera, decide
visitar os cristãos de Roma (15.23) . Paulo temia não
ser aceito pelos judeus de Jerusalém qdo fosse levar a coleta
aos santos (15.30,31)
Local
onde Paulo estava:
Paulo estava em Corinto na Grécia, durante a sua Terceira
Viagem Missionária. (At 19.21) - onde permaneceu 3 meses.
Como
era a Igreja de Roma:
-Em
Roma havia uma vasta colonia de judeus, o culto judaico fora bem
aceito. Grande parte destes judeus, foram trazidos por Pompeu em 61
a.C, como escravos e libertos em seguida. Em At 6.9 encontramos
menção destes (" Sinagoga dos Libertos") .
-As
Sinagogas foram chamadas ali de "lugar de reunião
universal" (Ovidio - poeta romano - )
-Não
sabemos extamente quem iniciou a igreja cristã em Roma, apenas
que sua fé era conhecida em todo o mundo (Rm 1.8).
-Pode
ter sido fundada por pessoas que vieram de Jerusalém quando
aconteceu o Pentecostes. Em At 2.10 há menção
da presença de romanos habitando em Jerusalém, quando
durante o sermão de Pedro, 3 mil pessoas creram em Jesus.
-Parece
que era formada por gentios na sua maioria (1.13) e alguns judeus por
crença .
-Em
49 d.C o Imperador Claudio expulsou os judeus de Roma, por causa de
tumultos causados por um tal de "Chrestus" (historiador
romano Suetônio - I Séc). Em At 18.1-2 - encontramos a
menção de judeus cristãos expulsos de Roma por
Cláudio. Isso pode significar que permaneceram ali apenas
cristãos gentilicos. Após a morte de Claudio em 54 d.C,
os judeus puderam retornar a Roma como tambem os judeus cristãos.
-Pelas
saudações de Paulo no cap. 16, vemos várias
casas onde os cristãos se reuniam, não era um lugar só.
Informações
pessoais da carta:
Carta
enviada por uma mulher chamada FEBE, da igreja de Corinto (Cencréia)
16.1
Escrita
pelas mãos de Tércio (um dos discípulos do
Senhor) 16.22
Saudação
de Paulo há várias pessoas em Roma, indicando que ele
conhecia e tinha parentes naquela
cidade e na igreja. 16
Conteúdo
da carta:
PRINCIPAL
TEMA: JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ
(Por
meio de Cristo, somos justificados. Não é por obras ou
merecimento, pois todos estávamos debaixo da condenação
do pecado. A Lei revelou a força do pecado que domina nossa
natureza, mas Cristo nos libertou da Lei do pecado e da morte, nos
dando paz perante Deus. O Espírito de Deus testifica que somos
filhos de Deus, portanto, devemos nos inclinar para as coisas do
Espírito e não para os coisas da carne, não
vivendo no pecado, mas em novidade de vida.)
Capítulos:
1
- Saudação e apresentação
tema
(ênfase
na salvação do judeu e do grego pela fé) -
1.16-17
2
e 3 - A necessidade da justiça. Pecado e condenação
A
corrupção humana
-O
judeu não deve se vangloriar na circuncisão -2.25-29
-Todos
pecaram e estão separados de Deus (judeus e gentios) 3.9,23
-Jesus
= manifestação da justiça de Deus pela fé
- 3.21-26
4
e 5 - Justificação e Salvação
Exemplo
de Abraão - Justificado pela fé, antes da Lei -
4.9-13
-
Promessa antes da Lei, para que fosse segundo a graça - 4.16
Toda
a humanidade condenada em Adão / Toda humanidade redimida em
JESUS - 5.12-19
A
condenação veio de uma só ofensa e a morte
reinou, antes da Lei, desde Adão. Mas por
meio
de um só ato de justiça (Jesus), veio a graça e
a justificação. 5.16-18
6
ao 8 - Santificação e Separação
Vida
em Cristo não é coerente com vida no pecado 6.2,11-14
Cristo
nos Libertou da Lei do pecado e da morte
-A
Lei revelou a força do pecado 7.13
-A
Lei do Espírito da Vida, me libertou da lei do pecado e da
morte 8.1-2
9
ao 11 - A Soberania de Deus
A
desobediencia veio sobre os Judeus, porque não creram 11.11
-Todos
foram encerrados debaixo da desobediencia, para que a misericordia de
Deus alcançe a
todos
11.32
-
pela incredulidade dos judeus, veio a salvação dos
gentios 11.11 e reconciliação ao mundo 11.15
-
promessa para Israel - 11.25-32
12
ao 15 - Serviço - Igreja, sociedade e governos
Vida
em Comunidade e em sociedade
-Servir
com os dons - 12.3-8
-Vida
e conduta cristã - 12.9-21 - 14,15
-governos
e autoridade - 13
-Testemunho
e plano de Paulo - 15.14-33
16
- Saudações pessoais
===============================================================
2= I
CORINTIOS
AUTOR:
Apóstolo Paulo
Data
provável:
55-57 d.C
Local
onde Paulo estava quando escreveu a carta:
Durante a sua Terceira Viagem Missionária, Paulo chegou em
Éfeso. Frequentou a Sinagoga dos judeus por 3 meses, mas como
estes falavam mal do "Caminho", Paulo se afastou deles e
passou a ensinar na Escola de Tirano, onde permaneceu 2 anos. Neste
tempo escreveu à igreja que estava em Corinto. (Atos 19)
Obs.:
Em I Co 16.9 Paulo faz uma referência a uma grande e oportuna
porta aberta na Cidade de Éfeso, pode ser a Escola de Tirano.
Paulo
em Corinto:
Durante a segunda viagem missionária de Paulo, ele esteve na
cidade de Corinto, capital da Província de Acaia (Grécia)
- Atos 18 - ( 50-52 d.C)
Nesta
cidade conheceu o casal Aquila e Priscila, judeus covertidos, recém
chegados a cidade, após terem sido expulsos de Roma pelo
Imperador Cláudio. (49 d.C). Paulo se achegou à eles, e
como tinham a mesma profissão, ficou morando e trabalhando com
eles. Aos sábados pregava na sinagoga, persuadindo judeus e
gregos. Mas sendo rejeitado pelos judeus, foi para a casa de Tício
Justo, casa vizinha à sinagoga. Deus falou em visão à
Paulo, dizendo-lhe para não temer, pois Deus tinha muito povo
naquela cidade. Paulo permaneceu ensinando e pregando em Corinto por
1 ano e 6 meses.
Timóteo
e Silas estavam com Paulo.
Nesta
cidade, os judeus levaram Paulo ao tribunal, afim de o acusarem de
pregar contra a religião do povo judeu. Mas o proconsul Gálio
ao saber que se tratava da religião deles, não quis
saber e os expulsou do tribunal. (At 18.12-17)
A
Igreja em Corinto:
Uma igreja composta de gentios cristãos na sua maioria,
pessoas diferentes, com vários contextos de cultura,
conhecimentos e religiões. Cristãos provenientes do
paganismo A maneira pessoal de cada evangelista que anunciou ali o
evangelho, permitiu também que se formassem grupos internos
que se rivalizavam entre si. Havia pelos menos 4 facções:
de Paulo, de Apolo (eloquente e poderoso nas Escrituras, judeu de
Alexandria - At 18.24-28), de Cefas (Pedro)e de Cristo.
Paulo
declara ter sido informado destas contendas pela família de
Cloe (I Co 1.11)
Paulo
se refere a eles como "crianças em Cristo" (I Co
3.1)
-Primícias
da Igreja- a Casa de Estéfanas (I Co 16.15)
A
Cidade de Corinto:
Cidade portuária, reconstruída por Júlio César.
Rota comercial e de intensa movimentação de pessoas de
todos os lugares. Na época de Paulo, Corinto estava sob o
domínio romano.
Havia
uma mistura de religiões, inclusive de grupos religiosos dos
chamados "mistérios", entre eles, os que se
dedicavam a adoração do deus Apolo, buscando a
imortalidade, se submetiam a rituais secretos com o objetivo de ter
contato com entidades espirituais invisíveis, representadas em
figuras escultóricas. Eram deuses sem passado histórico,
surgiam por um momento e depois davam lugar a outro. geralmente
trazidos por outros povos ou pelos romanos. Todos os cultos e todas
as filosofias daquele tempo estavam ali. A cidade possuia uma
reputação de libertinagem e devassidão, ao ponto
de a expressão "viver a maneira corintiana"
significar uma vida dissoluta.
Na
cidade de Corinto havia um grande templo de Afrodite (Vênus).
Os cultos a Afrodite incluiam ritos sexuais por cerca de 1000
sacerdotisas.
CORINTOS
(filho de Zeus) popular pela luxuria e pelos jogos ístimicos.(jogos
em honra a Poseidon - já existiam 500 anos a.C, realizados até
393 d.C, qdo proibidos por Roma(Teodosio) "Cristianismo oficial"
Destruída
por um terremoto em 375. Outros terremotos- 551 - 856 - A
cidade foi destruída por um terremoto em 1858 e reerguida logo
depois a 6 km do local onde estava.
Informações
pessoais da carta:
Paulo faz referência a uma
carta dos cristãos de Corinto com questionamentos à
Paulo. (I Co 7.1)
Paulo faz referência a uma
carta anterior enviada aos Corintios (I Co 5.9)
Conteúdo
da carta:
Paulo
instrui, aconselha e exorta a Igreja de Corinto.
Além
de ter sido informado de alguns problemas existentes, ele também
foi questionado por carta sobre algumas situações, as
quais ele procura responder nesta carta. (7.1)
Cap
1 = Saudação (Paulo e Sóstenes)
Divisões
na Igreja
"Cristo
não está dividido"
Cap
2 = Caráter da pregação de Paulo
Cap
3 = Paulo fala novamente sobre divisões na Igreja
Partidarismo
e responsabilidades de cada um
Cap
4 = Esforço e responsabilidade de Paulo no ministério
Cap
5 ao 8 = Paulo trata sobre os problemas existentes na Igreja de
Corinto
-Imoralidade
-Demandas
e desavenças entre irmãos
-impurezas/
prostituição
-Questões
acerca do casamento
-Questões
acerca dos idólos
Cap
9 = Defesa de Paulo em relação ao seu trabalho
Cap
10 e 11 = Exortações de Paulo
Cap
11.17-34 = Instruções acerca da Santa Ceia
Cap
12 = Instruções acerca dos Dons Espirituais e Unidade
do Corpo
Cap
13 = O amor = Caminho excelente
Cap
14 = Mais instruções acerca dos dons espirituais e do
culto
Cap
15 = Ensino sobre a ressurreição
Cap
16 = Orientações, pedidos, exortações
finais e saudação de Paulo
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3= II
CORINTIOS
AUTOR:
Apóstolo Paulo
Data
provável:
55 - 57 d.C (provavelmente no mesmo ano em que escreveu I
Corintios)
Local
onde Paulo estava quando escreveu a carta:
Paulo, deixou Éfeso, onde estivera por mais de 2 anos e de
onde havia escrito a carta de I Corintios. Vai para Trôade, se
preparando para ir à Jerusalém.
Paulo
esperava encontrar ali a Tito (2.12,13), o qual havia sido enviado
por ele para Corinto. Paulo desejava saber sobre os efeitos de sua
carta aquela igreja. Partiu então percorrendo as igrejas da
Macedonia, recolhendo uma coleta para a Igreja de Jerusalém.
Na Macedonia Paulo teve consolo com a chegada de Tito (6.6) E
enquanto estava na Macedonia escreve esta carta.
Motivação
da Carta:
Paulo
já havia escrito cartas anteriores à igreja de Corinto,
pelo menos duas, a de I Corintios e uma outra que não se
conhece com certeza, a qual tem sido chamada de "Epístola
das lágrimas" em referência ao texto de II Co 2.4
Paulo
enviou a Tito para Corinto afim de saber como a igreja estava depois
de sua carta. Tito retorna trazendo notícias que levam Paulo a
escrever nova carta, preocupado com a igreja que havia se
entristecido com as suas exortações . (Notícias
de Tito - 7.5-9)
Paulo
pretendia ir novamente à Corinto (1.15,16), mas diz que não
vai por não querer encontra-los em tristeza ( 1.23 e 2.1-3)
A
intenção de Paulo era voltar à Corinto pela
terceira vez (12.14)
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Conteúdo
da carta:
Cap.
1 e 2 = Saudação, palavras de consolo e testemunho de
Paulo sobre seu propósito de ir à Corinto.
Cap
2.14-17 ao 5 = Ministério de Paulo
Ministros
da Nova aliança
Ministros
da Reconciliação
Cap
6.4-10 = Testemunho do sofrimento de Paulo em seu ministério
Cap
6 e 7 = Amor e zelo de Paulo para com a Igreja de Corinto
Cap
8 = Sobre as ofertas das igrejas da Macedonia
Cap
9 = Instruções sobre recolhimento das ofertas
Cap
10 ao 13 = Paulo defende sua autoriade apostólica
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PAULO:
SEU AMOR E ZELO PARA COM A IGREJA DE CORINTO
2.4
= Paulo escreveu com grande angustia no coração por
amor a igreja
2.5-10
= Paulo exorta a igreja a perdoar aquele que errou
3.2
= Paulo afirma que a igreja de Corinto era a sua carta escrita no
coração
6.1-12
; 7.3 = amor de Paulo pela igreja
7.5-9
= Paulo expressa sua preocupação com a Igreja que fora
exortada por ele
=======================================================================
4= GÁLATAS
Autor:
Apóstolo
Paulo
Data
provável:
55-57 d.C
Quem
são os gálatas?
Gálatas
são os habitantes de uma região conhecida como Galácia.
No tempo de Paulo, uma provincia romana na Ásia menor. A
região da Galácia era dividida entre Galácia do
norte e do Sul, Paulo esteve em ambas.
Lugares
mencionados em Atos como Frígia, Psídia, Licaónia
Ponto, Bitinia, Listra e Derbe fazem parte destas regiões.
Hoje região na Turquia
O
nome Galácia deriva-se de Gaulês, os gauleses eram
originários da Gália (hoje França) que dominaram
a Asia menor 300 anos antes de Cristo. Foi conquistada pelos
romanos, e em 25 a.C Roma estabeleceu ali uma provincia mantendo o
nome de Galácia.
Assim,
esta carta de Paulo não destina-se à uma igreja
estabelecida num local, mas à varias igrejas em diferentes
cidades de uma mesma região.
Timóteo
era desta região (At 16)
Paulo
na Galácia:
As
igrejas da Galácia, foram fundadas por Paulo, provavelmente
durante sua primeira viagem missionária. ( Atos 13 e 14 )
Durante
a segunda viagem missionária retornou aquela região
(Atos 16 e 18.23)
Paulo
afirma que uma enfermidade física foi a razão pela qual
ele pregou o evangelho nesta região a primeira vez. (Gl 4.13)
Em
Listra, Paulo juntamente com Barnabé curaram um homem coxo, a
mutidão ao testemunhar o milagre, passaram a dizer em alta voz
que Paulo e Barnabé eram deuses, chamando-os de Jupiter e
Mercurio. (At 14) Logo em seguida, Paulo foi apedrejado, sendo
inclusive dado como morto.
Também
foi nesta região que Paulo foi impedido pelo Espírito
Santo de prosseguir viagem para outras cidades da Asia menor,
(Bitinia - At 16.7). E indo para outro caminho recebeu uma revelação
do Senhor para ir a região da Macedonia.
Segundo
cartas de Plínio (governador na Bitinia e perseguidor dos
cristãos - 112 d.C) o evangelho alcançou Bitinia.
Talvez por Pedro, que ao escrever sua primeira carta, menciona
Bitinia como um dos destinatários. (I Pd 1.1)
Objetivo
da Carta aos Gálatas:
Alguns
pregadores judeus, conhecidos como "judaizantes"
anunciavam a necessidade da circuncisão para a salvação.
Os novos cristãos desta região estavam passando por
uma crise de identidade cristã, seguir a lei ou não.
Paulo escreve exortando e alertando os cristãos que estavam
retornando as práticas judaicas depois de terem sido
alcançados pela graça salvadora em Cristo Jesus.
Esta
carta é uma defesa da doutrina da justificação
pela fé.
Novamente,
percebemos que Paulo estava sendo atacado em sua autoridade
apostólica e em sua pregação por aqueles que
ainda não tinham compreendido o Evangelho de Cristo. Paulo
testemunha sua conversão e seu amor por aqueles cristãos.
Local
onde Paulo estava quando escreveu a carta:
Provavelmente
em Éfeso ou em Corinto, depois de ter escrito Tessalonicenses
e antes de escrever Romanos.
Conteúdo
da carta:
Tema
Principal: A justificação pela fé sem as obras
da Lei.
1.1-5
= Introdução, saudação
1.6-9
= Razão que levou Paulo a escrever a carta
1.10
à 2.10 = Testemunho de Paulo sobre sua conversão e
encontro com os apóstolos
2.11-21
= Confronto com Pedro - justificados pela fé e não
pelas obras da Lei.
3.1-5
= Questionamento de Paulo aos Gálatas - o retorno as obras
da lei
3.6-14
e 4.1-11 = a Lei e a fé (a promessa dada a Abraão
-"Todas as famílias da terra abençoadas)
4.12-20
= A indignação de Paulo
4.21
à 5.15 = A Lei e a liberdade em Cristo Jesus pela fé
5.16
- 26 = Andar no Espírito para não satisfazer a carne
(natureza terrena)
6.1-18
= Orientações diversas e Palavra final acerca da
circuncisão.
======================================================================
CARTAS
DA PRISÃO
-O
livro de Atos dos Apóstolos,se encerra no capítulo 28
relatando a prisão de Paulo em Roma e afirmando ter ele ficado
por 2 anos preso em uma casa por ele alugada. (61 à 63 d.C)
Neste
tempo ele escreveu 4 cartas que temos no Novo Testamento e que são
conhecidas como as "cartas da prisão". São
elas: Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom. Seguindo a
ordem do NT, vamos tratar das 3 primeiras e mais adiante da carta à
Filemom.
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EFÉSIOS
- FILIPENSES - COLOSSENSES
AUTOR:
Apóstolo Paulo Data
provável:
61 - 63 d.C
Local
onde Paulo estava quando escreveu as cartas:
Preso
em uma casa que ele alugara na cidade de Roma, para onde fora enviado
após ter sido preso em Jerusalém. Paulo já havia
feito as três viagens missionáras relatadas no livro de
Atos, livro que se encerra relatando essa prisão.
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5= EFÉSIOS
A
Cidade de Éfeso:
Cidade
situada na costa oeste da Ásia Menor, hoje na Turquia. No
período greco-romano foi a segunda maior cidade do Império,
apenas atrás de Roma que era a capital. Também era a
segunda maior cidade do mundo conhecido em população.
Hoje Éfeso faz parte do Patrimonio da Humanidade (UNESCO)
A
Cidade era conhecida com a cidade de Artemis (também conhecida
como Diana), o Templo de Artémis foi construído 550 a.C
e destruído em 410 d.C por uma multidão liderada por
São João Crisóstomo (Arcebispo da Igreja em
Constantinopla, que segundo a tradição, uma igreja
fundada por André, irmão de Pedro - Constantinopla é
a atual Istambul - Turquia)
Éfeso
é uma das cidades berço da Filosofia, juntamente com a
cidade de Mileto. Foi declarada capital do Império Romano na
Ásia.
Paulo
em Éfeso:
No
final da Segunda Viagem de Paulo (por volta do ano 52 d.C), ele
chega em Éfeso (At 18.18-21), levando consigo o casal Áquila
e Priscila, os quais ficam na cidade. Paulo vai até a Sinagoga
da cidade como de costume para pregar. No entanto, decide partir da
cidade indo para Jerusalém. Lhe pediram para que ficassem, mas
ele não cedeu dizendo que se Deus quizesse, ele retornaria à
Éfeso. Neste tempo, chegou à Éfeso um judeu
convertido ao cristianismo chamado Apolo, e que ensinava à
respeito de Jesus, conhecendo apenas o batismo de João.
Áquilae Priscila o conheceram e o ajudaram a conhecer mais
sobre a fé cristã. Depois Apolo foi para Corinto onde
ajudou muito aos cristãos da região. Apolo era muito
eloquente e poderoso nas Escrituras (Atos 18.24-28)
Depois
que Apolo foi para Corinto, Paulo retornou para a cidade de Éfeso
(cerca de 1 ano depois que havia estado alí) . Encontrando ali
alguns discípulos, soube que ainda não conheciam o
batismo com o Espírito Santo, Paulo orou com eles, os quais
recebera o Espírito Santo (Atos 19.1-7)
Paulo
permaneceu por 3 meses pregando na Sinagoga, mas como não
criam nele e ainda falavam mal do "Caminho" como chamavam
a fé cristã, Paulo foi para a Escola de Tirano, onde
por 2 anos pregava a Palavra do Senhor, permitindo assim que todos os
habitantes da Ásia ouvissem o Evangelho (At 19.10)
Deus
realizou grandes milagres pelas mãos de Paulo naquele tempo
(At 19.11) E muitos dos que iam crendo, confessavam publicamente suas
obras (At 19.18) Nesta cidade a Palavra de Deus cresceu e prevaleceu
de forma poderosa (At 19.20)
Éfeso
era a cidade da deusa Diana, certo ourives que fabricava nichos da
deusa ( templos em miniatura com a imagem da deusa) chamado Demétrio,
promoveu grande alvoroço e protesto contra Paulo.
Houve
grande confusão na cidade até que o escrivão
conseguiu apaziguar a multidão.(At 19.23-41) Quando o
tumulto cessou, Paulo chamou os discípulos e se despedindo foi
para a Macedonia.
Lembrando
que foi dado testemunho de que Paulo não havia atacado a deusa
daquele povo. (At 19.37)
Quando
Paulo retornava para Jerusalém, não quis parar em
Éfeso, e da cidade de Mileto, mandou chamar os presbíteros
(anciões) de Éfeso para uma palavra final de
despedida. (At 20.17-35)
A
Igreja em Éfeso:
Judeus e gregos ouviram e creram
no evangelho pregado por Paulo (At 19.10)
Muitos que praticavam artes
mágicas se converteram (At 19.19)
Muitos foram curados e libertos de
espiritos malignos (At 19.12)
Uma igreja com liderança
constituída - "presbiteros" (At 20.17)
Alguns discípulos que já
estavam ali (At.19.1,7)
Informações
pessoais da carta:
Enviada por Tíquico (Ef
6.21,22)
Paulo fala de si como prisioneiro
( Ef 3.1 ; 4.1 ; 6.20 )
Conteúdo
da carta:
Como
não aparece nos mais antigos manuscritos o nome Éfeso
como destinatário, acredita-se que esta carta possa ser a
mesma mencionada em Col 4.16, Há vários argumentos
para a questão, mas o fato é que as cartas tinham o
objetivo de circular entre as diversas igrejas.
Esta
carta de Paulo, é uma revelação da vontade e do
propósito de Deus acerca de Igreja, apresentada como corpo de
Cristo. Cristo é o cabeça e a igreja o corpo. Fala
bastante de questões espirituais e chama os cristãos à
uma vida de santificação. A Igreja também é
apresentada como a esposa, cujo marido é Cristo.
Cap.
1.1-14 = A Nossa redenção em Cristo Jesus, segundo a
vontade perfeita de Deus (1.5)
Selados
com o Espírito Santo, garantia da nossa herança.
(1.13,14)
Cap.
1.15-23 = Oração de Paulo pela igreja, corpo de Cristo
(1.22)
Cap
2. 1-10 = Salvos pela graça, por meio da fé. (2.8)
Cap
2.11-22 = Jesus Cristo, desfez a parede da separação
entre judeus e gentios (2.14)
Cap.
3.1-13 = Mistério de Deus revelado à Paulo = a salvação
dos gentios. (3.6)
Cap
3.14-21 = Oração de Paulo por revestimento espiritual
no homem interior
Cap.
4.1-16 = Exortação a viver em UNIDADE (4.3)
Cap.
4.17 à 5.1-21 = Exortação à viver em
SANTIDADE (4.24)
Cap.
6.1-9 = Exortação a viver em fidelidade e obediência
nos relacionamentos humanos
Cap.
6.10-2- = A Armadura de Deus - Revestimento para luta espiritual.
(6.11)
Cap.
6.21-24 = Palavras finais e benção de Paulo
==================================================================
6= FILIPENSES
A
cidade de Filipos
Cidade
da Macedônia (Europa) ( antiga Crênides ) , considerada
porta de entrada da Ásia para a Europa.
Recebeu
este nome do seu conquistador Filipe II (356 a.C - Pai de Alexandre o
Grande). Foi uma cidade de grandes batalhas. uma delas entre Otaviano
e Marco Antonio contra Bruto e Caio Cássio, assassinos de
Julio Cesar, os quais foram derrotados. Uma
cidade do império romano, na época de Paulo. Nela
moravam muitos cidadãos romanos, descendentes de soldados,
veteranos de guerra e oficiais romanos. Os deuses grecos tinham
pouco destaque. Prevaleciam os deuses romanos.
Paulo
em Filipos
Lembramos
que Paulo pretendia ir para a cidade de Bitinia, e outras regiões
da Galácia, mas foi impedido pelo Espírito Santo de ir
para esta região. Durante a noite teve uma visão, sendo
chamado para a Macedônia. (At 16.6-10) Paulo em obediência
a visão, partiu chegando à cidade de Filipos. (At
16.11,12) (por volta de 50 d.C)
-Em
Filipos não havia sinagoga, algumas pessoas se reuniam para
oração junto à um rio da cidade.
Paulo
foi até lá, onde encontrou algumas mulheres orando,
dentre elas, conheceu Lidia, uma mulher temente à Deus ( termo
que se refere a alguém que não é judeu, mas crê
em Deus ). Ela foi batizada e levou Paulo e seus companheiros para
sua casa. (At 16.13-15)
-Acontecimentos
mencionados em Atos nesta cidade:
-
A libertação da jovem possessa - (At 16.14-18)
-
A prisão de Paulo e Silas, e a conversão do Carcereiro
- ( At 16.19-39)
-Soltos
da prisão, Paulo e Silas voltaram a casa de Lidia, e depois
partiram para outra cidade.
No
final de sua terceira viagem, por volta de 56 a 57 d.C, Paulo
retornou as igrejas da Macedonia, dentre elas Filipos, (At 20.1,2,6)
A
Igreja em Filipos
-Temos
poucas informações sobre a Igreja, mas pela sua carta,
podemos perceber que Paulo tinha grande afeição e
preocupação com aqueles cristãos. (Fp 1.7,8)
-Uma
igreja que ajudou muito a Paulo financeiramente como nenhuma outra
fizera. (4.15-18)
-Timóteo,
companheiro de confiança de Paulo, tinha o mesmo sentimento
pela igreja (3.19,20)
-Epafrodito,
companheiro de Paulo e servo do Senhor em Filipos. Muito amado pela
igreja ( 3.25-29)
-Evódia
e Síntique = cristãs em Filipos, as quais muito
ajudaram a Paulo e a quem ele exorta. (4.2), pedindo também
que seu companheiro( nome desconhecido ) as auxilie. (4.3)
A
Carta aos Filipenses
-Sua
carta é bastante pessoal. Paulo não se apresenta como
um apóstolo, como nas outras cartas, mas como servo. (Paulo e
Timóteo, servos de Cristo Jesus - Fp 1.1).
-Paulo
dá testemunho de sua fé, na certeza de que apesar das
prisões, está firme em Cristo Jesus.
Conteúdo
da Carta
Cap.
1 - 1-11 = Saudação e oração pelos
filipenses (1.9)
Cap.
1 - 12-26 = Testemunho de Paulo e sua fé. (1.12 e 21)
Cap.
1.27-30 à 2.1-18 = Exortação à viver
em unidade, seguindo o exemplo de Cristo. (2.5)
Cap.
2.19-30 = Testemunho de Paulo acerca de Timóteo e Epafrodito
Cap.
3. = Exortação e alerta contra os maus obreiros (3.2 e
3.18)
Cap.4.1-9
= Exortações diversas
Cap.
4.10-20 = Gratidão de Paulo
Cap.
4.21-23 = Saudação final e benção.
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7= COLOSSENSES
A
cidade de Colossos
A
cidade de Colossos, ficava na Asia Menor, região da Frigia.
Cerca de 400 anos a.C obteve grande importância por causa das
rotas comerciais. Mas perdeu sua importância com decorrer dos
tempos. Na época dePaulo, não tinha grande relevância.
Séculos antes de Cristo, muitos judeus foram assentados
naquela região. Colossos foi devastada por um terremoto em 61
d.C e nunca mais reconstruída.
Paulo
e a Igreja de Colossos
-Não
há informação clara no livro de Atos que Paulo
esteve nesta cidade. apenas relatos de que percorreu as regioes da
Frígia (território que abrangia Colossos) - At 16.6
e 18.23
-Epafras
pode ter sido o fundador daquela igreja ou apenas continuado o
trabalho de outro discípulo naquela cidade. (Cl 1.4-8)
-Oque
podemos afirmar é que Paulo estava recebendo informações
e testemunhos sobre aquela igreja. (Cl 1.4,9) e que ele faz citação
daqueles que não o conheceram (Cl 2.1) que podem ser todos os
cristãos ou apenas novos convertidos.
A
Carta aos colossenses
-Tíquico
é o responsável pela entrega da carta, assim como foi
com a carta aos efésios. (4.7) Tíquico também
tinha a missão de confortar a igreja com relação
aos sofrimentos de Paula na prisão. (4.8)
-Juntamente
com Tíquico, é enviado Onésimo, também
irmão na fé, e que era da cidade de Colossos. (4.9)
Onésimo era o escravo de Filemom, que esteve preso junto com
Paulo e havia se convertido.
-Paulo
envia saudações de seus amigos companheiros de prisão,
e de Epafras que era da igreja de Colossos, e de quem Paulo dá
testemunho de suas intercessões pela igreja, não só
pelos cristãos de Colossos, mas também pelos de
Laodicéia e de Hierápolis. (4.10-13)
-Paulo
envia saudações a igreja de Laodicéia e a igreja
que se reunia na casa de uma mulher chamada Ninfa (4.15)
-Paulo
recomenda a leitura desta carta à igreja dos laodicenses, e
que a carta enviada à aqueles tambem fosse lida na igreja de
Colossos. (4.16)
-Paulo
faz uma exortação à Arquipo, para que não
deixar de cumprir o ministério que recebera do Senhor. (4.17)
Conteúdo
da carta
-Cap.
1.1.12 = Saudação e oração pelos cristãos
de Colossos
-Cap.
1.13 - 23 = A obra de Cristo ( este texto é como um breve
resumo das palavras de Paulo na carta aos efésios.
-Cap.
1.24-29 = Testemunho de Paulo sobre sua missão
-Cap.
2 e 3.1-17 = Exortações à andar em Cristo,
vivendo a fé como foram instruídos, fazendo morrer a
natureza terrena e vivendo a nova vida em Cristo Jesus, em comunhão
e santificação.
-Cap.
3.1 à 4.1 = Orientações quanto aos
relacionamentos humanos
-Cap.
4.2-6 = Vida de oração e testemunho.
-Cap
4.7-17 = Recomendações e saudações finais
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8= TESSALONICENSES
A
cidade de Tessalônica (Macedônia)
Fundada
por Cassandro cerca de 315 a.C, que se casou com Tessalonica, filha
de Filipe, e irmã de Alexandre o Grande. Cassandro deu esse
nome a cidade por causa de sua esposa.
É
conhecida hoje como Salônica.
Na
época de Paulo, Tessalonica era uma típica cidade
escravagista, a maioria dos habitantes eram escravos. Por ser uma
cidade portuária, atraia muitos comerciantes, e por ser uma
colônica romana possuia também militares aposentados, as
religiões se misturavam entre os cultos aos deuses gregos e ao
imperador romano. A religião judaíca era permitida,
existindo ali uma sinagoga.
Paulo
e a Igreja de Tessalônica
Em
Atos 17 encontramos a narrativa da viagem de Paulo à cidade de
Tessalônica. Depois que Paulo esteve preso em Filipos, partiu
chegando à Tessalonica, como de costume foi até a
Sinagoga onde anunciava ser Jesus o Cristo, e que fora necessário
sua morte e ressurreição. Muitos creram, inclusive
gregos e distintas mulheres (alta classe).
Paulo
e seus companheiros se hospedarem na casa de um homem chamado Jasom.
Os
judeus movidos de inveja, decidiram criar um tumulto contra Paulo e
seus companheiros, como não os encontraram, levaram Jasom aos
tribunais, acusando-os de agirem contra os decretos de Cesar, por
chamarem Jesus de Rei. (vs 7)
Paulo
e Silas fugiram de noite para a cidade de Beréia, mas quando
os judeus de Tessalonica souberam que eles pregavam naquela cidade,
foram até lá para pertubar o povo. (vs 13) Paulo foi
levado pelos irmãos para Atenas, enquanto Silas e Timoteo
ainda ficaram na cidade por um tempo.
Em
Atos 20, lemos que Paulo visitou novamente as igrejas da Macedonia.
Paulo
afirma que a Igreja de Tessalonica foi modelo para todos os crentes
na Macedonia e Acaia, e que a partir dela repercurtiu a Palavra do
Senhor. (I Ts 1.7,8)
A
I Carta aos Tessalonicenses
Esta
carta é reconhecida como a primeiro texto do Novo Testamento,
ou seja, seria a primeira carta de Paulo, escrita por volta de 51-52
d.C, (escrita inclusive antes dos evangelhos)
É
uma carta que visa responder as inquietações da
comunidade, como também fortalecer a sua fé.
Além
de muitos elogios e agradecimentos, Paulo os trata como "uma mãe
que acaricia seus filhos" (2.7) e "um pai que exorta seus
filhos" (2.11,12)
Paulo
parece responder alguns questionamentos da igreja a partir do cap. 4,
abordando temas como a santificação, amor fraternal,
sobre os que morreram em Cristo e sobre a volta do Senhor Jesus.
Conteúdo
da carta
-Cap.
1. = Saudação, agradecimento e reconhecimento de Paulo
em relação aos irmãos
-Cap.
2. 1-12 = Testemunho de Paulo acerca de sua missão na
Macedonia
-Cap.
2. 13-20 = Testemunho de Paulo acerca da igreja em Tessalonica.
-Cap.
3 = O envio de Timóteo à Tessalonica.
-Cap
4 e 5 = Exortações e instruções de Paulo
9= A
II Carta aos Tessalonicenses
Esta
segunda carta de Paulo, visa corrigir algumas interpretações
equivocadas da igreja em relação a volta de Jesus, e
que pareciam ter sido causadas por algum ensino ou interpretação
errada. (II Ts 2.2)
Os
cristãos de Tessalonica estavam crendo que já viviam
uma série de eventos relacionados a volta de Cristo, e que
portanto o Dia do Senhor já tinha chegado.
Conteúdo
da carta
-Cap.
1. = Saudação e Testemunho sobre a fé dos
tessalonicenses
-Cap.
2. 1-12 = A apostasia que precede o Dia do Senhor
-Cap.
2. 13-17 e cap 3= Exortações de Paulo
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10 e 11 = CARTAS
PASTORAIS - I e II TIMÓTEO
São chamadas Cartas Pastorais as
cartas de Paulo à Timóteo e a Tito.
Foram enviadas a pessoas que eram
responsáveis pelas igrejas, e não à uma
comunidade de cristãos como as demais.
TIMÓTEO
-Paulo conheceu Timoteo na cidade de
Listra (Asia menor) - At 16
-A mãe de Timóteo era
judia e seu pai era grego.
Sua avó chamada Loide e sua
mãe chamada Eunice eram mulheres de fé (II Tm 1.5)
-Timoteo foi circuncidado por Paulo,
por causa dos judeus
-Timoteo acompanhou Paulo a partir de
sua segunda viagem missionária
-Timoteo também fez viagens
sozinho, visitando as igrejas por envio de Paulo.
-Paulo o chamava de "meu filho
amado ..." (I Co 4.17; I Tm 1,2...)
-Escreveu juntamente com Paulo as
cartas de II Corintios, Filipenses, Colossenses, I e II
Tessalonicenses e Filemom
-Também esteve preso. (Hb
13.23)
-De acordo com outros escritos, Paulo
consagrou Timoteo como Bispo de Éfeso no ano 65 d.C
No ano 80 d.C, Timoteo teria tentado
impedir uma procissão pagã, e por isso teria sido
apedrejado e morto.
AS
CARTAS
A primeira carta parece ter sido
escrita por Paulo entre o primeiro e o segundo aprisionamente em
Roma, cerca de 63 d.C. Já a segunda carta teria sido escrita
durante sua prisão em Roma enquanto aguardava seu martírio,
aproximadamente em 64 d.C
I TIMÓTEO
Cap 1.3 - Paulo deixa Timóteo em
Éfeso para dirigir a Igreja naquela cidade
Cap. 1.3-7 - Admoestações
contra falsas doutrinas
Cap. 1.12-17 - A experiência de
Paulo, seu testemunho acerca da graça de Deus
Cap. 1.18 - Consagração
de Timoteo, confirmando as profecias acerca dele.
Cap. 2.1-8 - "Antes de tudo"
- o ensino da prática da oração
Cap. 3 - Requisitos para bispos e
diáconos
Cap. 3.15 = Confirmação
de Paulo sobre as orientações de como proceder na
igreja
Cap 4.1-5 = Apostasia da fé
Cap. 4.6-16 = Exortações
de Paulo acerca do ministério pessoal de Timóteo
Cap. 5 = Procedimento para com as
pessoas na igreja ( idosos; viúvas; presbíteros )
Cap 6. 1-10 = Exortações
em relação aos servos, falsos mestres e amor ao
dinheiro
Cap 6.11-16 = Palavras finais de
estímulo e exortação à Timóteo
Cap 6.17-19 = Palavra aos ricos
Cap 6.20-21 = Ênfase de Paulo nas
recomendações que estão no conteúdo da
carta: Cuidado com falsos ensinos e falas inuteis
II
TIMÓTEO
Cap. 1.1-14 = Saudação de
Paulo, testemunho acerca de Timóteo, sua fé e
ministério.
Encorajamento de
Paulo à Timóteo acerca de seu ministério.
Cap. 1.15-18 = Paulo fala do abandono
que sofreu, e testemunha sobre o cuidado de Onesífero para com
ele.
Cap. 2.1-13 = Paulo anima e encoraja
Timóteo a ser diligente no ministério.
Cap. 2.14-26 = Cuidado com as falsas
doutrinas
Cap. 3.1-5 = Os males dos últimos
dias
Cap. 3.6-9 = Exemplo dos que
corromperam a fé
Cap. 3.10 à 4.5 = Exortação
de Paulo para Timoteo permanecer firme na fé e no ministério.
Cap. 4.6-18 = Paulo prevê mais
tribulações e afirma estar pronto para partir.
Recomendações
finais e testemunho acerca de outros cristãos.
Cap. 4.19-22 = Saudação
daqueles que estavam com Paulo.
==============================================================//
12= TITO
- Companheiro de Paulo .
- O acompanhou com Barnabé à
Jerusalém Gl 2.1
- Tito era grego (gentio) Gl 2.3
-Foi enviado por Paulo para Corinto
II Co 8.6; 12.18; 7.6,7,13
Carta - Escrita antes de I
Timóteo, após a primeira prisão
1.4 - Tito, verdadeiro filho na fé
1.5 - Enviado à Creta para
colocar em ordem as coisas que precisavam e estabelecer lideranças.
Paulo faz exortações a
cerca de : Falsos mestres
procedimento das pessoas ( idosos, jovens, servos,
Submissão as autoridades
Paulo dâ ênfase na graça
de Deus e nas boas obras (2.14; 3.8;3.14)
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13 = FILEMOM
-Está carta faz parte do grupo
denominado de "Cartas da Prisão" (as quais são:
Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom)
Destinatário:
-Filemom (amigáveis) - da cidade
de Colossos (Col 4.9)
- Com posses ( tinha
escravos e podia hospedar os irmãos ) v 22
- A respeito de Onésimo (útil,
rentável)
- Escravo que
provavelmente furtou de seu senhor e fugiu
-gerado entre algemas
(vs 10) talvez com Paulo na prisão
Objetivo: A carta tem por finalidade
pedir à Filemom que receba novamente Onésimo, agora
porém também como irmão na fé (16) e
ainda Paulo declara saber que Filemom faria ainda mais do que ele lhe
pedia. (vs 21)
Paulo se compromete a pagar a dívida
de Onésimo (vs 19)
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Rosiléia Flausino Dias Araujo
EBD-2015
Muito bom esse estudo bom trabalho
ResponderExcluirMuito bom 👏👏👏Deus abençoe
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